×

Prefeitura de Conselheiro Lafaiete recomenda suspensão de atendimentos em centro de saúde

A Secretaria Municipal de Obras e Meio Ambiente de Conselheiro Lafaiete enviou um ofício ao Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, solicitando a paralisação dos atendimentos no Centro Regional de Saúde Victorio Lucioolli, conhecido como Posto do Santuário. A decisão é motivada pela necessidade de realizar estudos técnicos e obras no local, que apresenta “patologias estruturais severas”.

O ofício, assinado pelo Secretário Guilherme Ramalho Neves de Albuquerque e pelo Secretário Adjunto Daniel Henrique dos Santos Garcia, baseia-se em um histórico de problemas na edificação, que segundo relatos de usuários, avançam há cerca de 15 anos. Um relatório de vistoria da Defesa Civil, datado de 21 de janeiro de 2025, também é mencionado.

Detalhes do Relatório da Defesa Civil

A vistoria da Defesa Civil, realizada em 20 de janeiro de 2025, identificou diversas patologias no prédio, incluindo trincas e rachaduras em vários cômodos como a copa, o vestiário, a lavanderia, a sala de enfermagem e o corredor. O relatório indica que algumas dessas rachaduras atravessam as paredes de um lado para o outro.

Houve também a constatação de infiltrações no teto da sala de limpeza e em outros cômodos. As fotografias anexadas ao relatório mostram essas patologias, bem como a presença de mofo. A Defesa Civil observou que, apesar da gravidade, não há risco iminente de desabamento, pois as trincas se estabilizaram quando comparadas a uma vistoria anterior, de 25 de agosto de 2023. No entanto, a situação exige atenção “especial” da secretaria de obras para que a origem dos problemas seja investigada e resolvida.

Outro ponto de preocupação é a instabilidade do talude nos fundos da edificação. A vistoria constatou indícios de deslizamento e um “abatimento no solo” no estacionamento. A Defesa Civil recomendou que uma equipe técnica especializada inspecione a encosta para determinar a necessidade de uma obra de contenção.

A Secretaria de Obras e Meio Ambiente informa que, após a paralisação, uma empresa especializada fará uma análise aprofundada para definir a melhor solução técnica para os problemas encontrados.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp