×

ALERTA GERAL: Minas Gerais confirma 29 casos de febre maculosa e quatro mortes

Minas Gerais registra quatro mortes confirmadas por febre maculosa — doença infecciosa grave causada por bactérias do gênero Rickettsia, transmitida ao ser humano pela picada de carrapatos infectados, como o carrapato-estrela. O levantamento da SES-MG também apontou que 29 casos da doença foram confirmados no estado neste ano e outros 13 casos suspeitos ainda são investigados pela pasta. Os óbitos foram confirmados nos municípios de Caeté (2), Matozinhos (1) e Pedro Leopoldo (1), todos na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A taxa de letalidade — ou seja, o número de óbitos em relação à quantidade de doentes em um determinado período — é de 13,7%. Os números constam no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em 1º de outubro.

Conforme a pasta, como forma de enfrentamento à doença, a pasta “realiza o monitoramento contínuo dos casos suspeitos e confirmados, promove capacitações periódicas para profissionais de saúde, divulga materiais técnicos e de orientação e apoia as ações municipais de vigilância e educação em saúde”.

A Secretaria também destacou que a principal forma de prevenir a febre maculosa é evitar o contato com carrapatos. “Para isso, recomenda-se o uso de roupas claras, de mangas compridas, calçados fechados e meias de cano alto em áreas de mata, pasto ou locais com presença de animais. O uso de repelentes à base de icaridina também é eficaz”, destacou em nota.

A pasta recomendou ainda a capina e limpeza regular de quintais e terrenos, além do uso de carrapaticidas em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária.

Caeté

Nesta quinta-feira (2/10), a cidade de Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, suspendeu as aulas após a disparada de casos de febre maculosa no município. As aulas suspensas incluem dois sábados letivos (20/9 e 4/10) e o começo de outubro (1/10 a 6/10).

Conforme o último balanço da prefeitura, o município tinha 31 notificações de casos prováveis de febre maculosa, sendo que 10 estavam em investigação, 14 estavam em tratamento, cinco foram descartados, dois foram confirmados e outros dois evoluíram para óbito. A cidade já havia decretado emergência em saúde pública por causa da doença no dia 16 de setembro.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp