×

A beira do colpaso: com mananciais pela metade, cidade reduz abastecimento de água pela metade e pede ajuda da população

O Departamento Autônomo Municipal de Água e Esgoto (DAMAE) e a Prefeitura de São João del-Rei alertaram que os mananciais da cidade chegaram a um nível crítico por causa da estiagem prolongada e da falta de chuvas regulares. Com isso, o tempo de abastecimento de água será reduzido em 50%, de forma temporária, para evitar o desabastecimento total.

Mesmo com a chuva que caiu na madrugada desta quinta-feira (9), o volume não foi suficiente para recuperar os mananciais. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuva intensa para São João del-Rei, Tiradentes e Santa Cruz de Minas, válido até esta quinta, mas a previsão não muda, por enquanto, a situação crítica dos reservatórios.

Segundo o diretor do DAMAE, Rômulo Viegas, a situação é preocupante. “Os mananciais estão pela metade e, infelizmente, teremos que reduzir o abastecimento também pela metade. Já estamos avisando há cerca de 20 dias sobre essa seca grave. Precisamos da colaboração de todos para evitar medidas mais duras, como o racionamento.”

Rômulo reforçou ainda que o uso consciente da água é essencial para garantir que hospitais, escolas e famílias continuem sendo atendidos. “Temos três caminhões-pipa para ajudar, mas a demanda é muito grande. A Santa Casa e vários bairros já estão sentindo os efeitos. Peço solidariedade a todos. Não abusem. Vamos economizar água.”

O DAMAE orienta a população a reduzir o tempo de banho, não lavar calçadas e carros com mangueira, manter a torneira fechada ao escovar os dentes, reaproveitar a água da máquina de lavar e consertar vazamentos.

A Prefeitura e o DAMAE afirmam que o monitoramento dos mananciais é constante e que novas medidas poderão ser tomadas, caso a situação piore. O apelo é por consciência coletiva e responsabilidade, para que São João del-Rei enfrente este período de seca sem precisar adotar um racionamento mais severo.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp