Viaduto Norte que está sendo construído no Km 608 da BR-040 chega a etapa de preparação das alças de acesso e saída de Congonhas. Antes, havia sido concluída a plataforma do viaduto, que será utilizada para atravessar a via. A obra, feita pela Prefeitura, é considerada vetor de desenvolvimento para a região Norte como para todo o município, além de representar mais conforto e segurança para usuários do transporte viário e de pedestres. “Do lado mais próximo do IFMG/Campus Congonhas e da Praça de Eventos, foram concluídas as obras de terraplanagem. Atualmente são executadas as de pavimentação e drenagem das alças.
Depois será feito o paisagismo, iluminação e sinalização”, explica o engenheiro civil do Consórcio Paineira-Bali, Renato Dalessi. “Do outro lado da rodovia, a terraplanagem ainda precisa alcançar o nível da plataforma do viaduto. Este lado teve a obra afetada por causa da necessidade de a Prefeitura realizar desapropriações e de zelar pela segurança e bem-estar da comunidade da Mineirinha, que fica ao lado.


Diariamente, é utilizado o caminhão-pipa para reduzir a poeira”, completa o engenheiro. O Viaduto Norte permitirá a circulação com segurança para quem sai ou chega de Congonhas pela região Norte, como também a comunicação entre a região do bairro Campinho com as da Mineirinha, Campo das Flores e Campos Altos. A Prefeitura criará uma via municipal, interligando estes três bairros que ficam de um só lado da via ao Viaduto Norte, já que, com a duplicação da rodovia federal, as entradas e saída deles serão fechadas. A obra tem previsão de entrega para o segundo semestre de 2026. Fonte-(Prefeitura de Congonhas)