Artistas, agentes culturais e representantes do poder público participaram, na noite de segunda-feira, 20 de outubro, da cerimônia de eleição e posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Conselheiro Lafaiete, que atuarão no biênio 2025–2027. O encontro foi realizado no Solar Barão de Suacuí e marca o início de uma nova etapa para o fortalecimento das políticas culturais no município.
O Conselho Municipal de Cultura tem papel essencial na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas culturais, garantindo a participação direta da sociedade civil nas decisões sobre o setor. A nova composição reflete o compromisso com o diálogo entre o poder público e os produtores de cultura locais, promovendo representatividade e pluralidade de ideias.
Conselheiros eleitos
- Representantes governamentais:Giovane Pires, Clarissa Alves, Gustavo Andrade (Gandra) , Ana Clara, Daniel Brandão, Lucimar Ribeiro, Alessandro Vinícius e Marina Dias.
- Representantes da sociedade civil:
Marluce Albino, Márcia Rocha, Filipa Diáz, Wellington Xadrez, Bárbara Costa, Nicia Silva, Izabel Ribeiro (Bel da Feira) e Edy Simão.
Próximos passos
Com mandato até outubro de 2027, a nova diretoria do Conselho terá a missão de acompanhar a execução dos programas e projetos culturais, além de contribuir com a elaboração do Plano Municipal de Cultura. Também caberá ao colegiado propor ações que ampliem o acesso da população às diversas manifestações artísticas e culturais.
O novo ciclo reafirma o compromisso da cidade com a valorização da cultura e com a participação democrática nas decisões que moldam o futuro do setor em Conselheiro Lafaiete.