×

Chevrolet Vintage resgata Monza, Omega, Opala, S10 Rally e Kadett

GM fará leilão de modelos restaurados e atualizados ainda em 2025

Apaixonados pelo “antigomobilismo” poderão fazer uma viagem no tempo desde os anos 1970 até o início dos 2000. Com o lançamento da iniciativa batizada de Chevrolet Vintage, a GM vai restaurar e atualizar veículos clássicos como Monza 500 EF 1990, Omega CD 1994, Opala caracterizado SS 1979, S10 Rally 2004 e Kadett GSi 1992, posteriormente levados a leilão.

Ao todo serão dez veículos leiloados de forma presencial e virtual. O primeiro deles ocorre ainda em 2025 e será aberto com dois modelos. A GM diz que parte do valor arrecadado será destinado a projetos sociais do Instituto General Motors.

Chevrolet Opala “SS 1979” (Divulgação/Chevrolet)

Do lado da restauração, a ideia é preservar as características das versões originais, enquanto a atualização ocorre por meio do chamado restmod, processo que combina o design clássico dos veículos com tecnologias atuais.

A iniciativa, afirma a GM, traz ao Brasil um conceito de curadoria novo em que os projetos são chancelados pelo próprio fabricante dos veículos, a exemplo do que já ocorre em Estados Unidos e Europa. Os projetos são definidos por um comitê especializado da empresa a partir de pesquisa histórica e podem até contar com profissionais que participaram do desenvolvimento original.

Chevrolet Monza 500 EF 1990 (Divulgação/Chevrolet)

Segundo a empresa, cada projeto demorou ao menos um ano até a conclusão — o Kadett ainda está em fase final — e é executado por um parceiro acompanhado pela engenharia da GM.

A montadora aproveita do seu acervo histórico, o que inclui manuais, amostras de acabamentos, banco de dados técnico e imagens para garantir maior fidelidade na restauração. Um exemplo: até o tom de zinco aplicado nas peças metálicas, como parafusos e vareta do capô, é analisado de acordo com as características específicas da versão original.

Chevrolet S10 Rally 2004 (Divulgação/Chevrolet)

“Os clássicos da Chevrolet marcaram gerações e ajudaram a escrever a história da indústria automotiva nacional, além de estarem guardados na memória afetiva de milhões de brasileiros”, disse o presidente da GM América do Sul, Santiago Chamorro, em uma apresentação no Campo de Provas da Cruz Alta, em Indaiatuba (SP).

Chevrolet Omega CD 1994 (Divulgação/Chevrolet)

Os veículos passaram por testes de validação em laboratórios no Campo de Provas com o objetivo de garantir o cumprimento de especificações definidas nos projetos e coerentes com os parâmetros de funcionamento de um carro antigo.

Monza 500 EF 1990, Omega CD 1994, Opala caracterizado SS 1979, S10 Rally 2004.(Divulgação/Chevrolet)

“Resgatar e transformar esses modelos em verdadeiras peças únicas de coleção, com todo o rigor e dedicação da nossa engenharia, é uma forma de honrar esse legado e, ao mesmo tempo, oferecer algo especial aos consumidores apaixonados e aos grandes entusiastas do antigomobilismo”, destacou o executivo.

FONTE: INFOMONEY

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp