×

Do IFMG de Ouro Branco para o mundo: startup cria solução que evita o desperdício e multiplica a durabilidade das frutas!

NanoFood Technological Food Products, empresa incubada no Ouro Hub, ambiente de inovação do IFMG Campus Ouro Branco, desenvolveu uma solução que pode prorrogar a preservação de frutos pós colheita, ampliando a vida útil de um fruto de 3 a 5 vezes.

A NanoFood Technological Food Products, empresa incubada no Ouro Hub, ambiente de inovação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Branco, desenvolveu uma solução que pode prorrogar a preservação de frutas, legumes e verduras pós colheita, ampliando a vida útil de um fruto de 3 a 5 vezes. O produto que, em breve, poderá ser comercializado, atende aos requisitos de segurança do alimento, não provocando riscos à saúde humana. 

“O Brasil, como o 3º maior mercado de frutas do mundo, produziu cerca de 43 milhões de toneladas em 2020. Estima-se que aproximadamente 30% dessa produção seja perdida, o que resulta em um significativo prejuízo financeiro”, destaca  Igor José Boggione Santos, professor e sócio fundador da empresa. “Com a NanoFood temos uma solução que pode contribuir para o prolongamento da vida útil de frutas, legumes e verduras”, afirma.

A ação antimicrobiana presente no produto inibe a ação de microorganismos indesejados e a manutenção da firmeza dos frutos, prolongando a vida útil dos alimentos, mas também assegurando sua qualidade e frescor com uma camada extra de proteção. Além de ampliar o período de validade e a preservação da qualidade do produto, o fruto também tem uma melhora estética ao apresentar um aumento do seu brilho natural.


Além disso, a solução desenvolvida é atóxica e totalmente comestível, garantindo a segurança tanto dos alimentos quanto dos consumidores. De acordo com Boggione, “o fato do produto ser biodegradável reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade ambiental, proporcionando uma abordagem ecologicamente responsável”. O produto utiliza nanotecnologia de alta complexidade atendendo às demandas rigorosas da indústria alimentícia.

O produto, uma solução que é aspergida sobre o fruto, é resultado de pesquisas realizadas desde 2016 na Universidade Federal de São João Del Rey. A fábrica de produção está atualmente instalada no ambiente de incubação do Ouro Hub, cuja parceria permite acesso a recursos técnicos e científicos de alto nível, além de contar com a expertise de profissionais qualificados. 

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp