A Câmara Itinerante realizou, na terça-feira (28), mais uma edição do projeto, desta vez no bairro Jardim Profeta. O encontro aconteceu na Escola Municipal Dom João Muniz e reuniu cerca de 27 moradores, além de representantes do Governo Municipal, para discutir demandas e propostas de melhorias para a comunidade. Os moradores destacaram problemas antigos de limpeza e urbanização, principalmente na entrada do bairro, que é o principal acesso à cidade pela BR-040. O representante da Secretaria de Meio Ambiente informou que o Projeto PurificAR, já implantado no bairro Pires, também beneficiará o Jardim Profeta, com ações para redução da poeira e melhoria da qualidade do ar. O Secretário de Zeladoria Urbana relatou que mais de 900 toneladas de terra e barro já foram retiradas das vias de Congonhas neste ano.
Entre as reivindicações da comunidade, estiveram o retorno das atividades do telecentro, a criação de um pátio de carretas, melhorias no trânsito e transporte público, além da instalação de lixeiras no Santa Vitória, abrigos em pontos de ônibus e controle de pombos na escola. Também foram relatados dificuldade de contato via telefone com a UBS que atende o bairro.
Os moradores também reivindicaram ações quanto à infestação de pombos na escola, problemas de drenagem e a cobertura lateral da quadra, além da organização do excesso de fios nos postes, medidas para diminui a frequência das buzinas noturnas dos trens da linha férrea e a ampliação de vagas na creche Maria Íris.
As solicitações foram registradas pelas equipes das secretarias presentes e encaminhadas para análise e providências. A Câmara Cidadã tem como objetivo aproximar o Poder Legislativo da população, promovendo o diálogo direto entre vereadores e cidadãos. As reuniões acontecem na última terça-feira de cada mês, em diferentes bairros e distritos de Congonhas. 📷 Foto: Reinaldo Silva





