Nesta quinta-feira (06), alunos do Colégio Arcebispo Dom Oscar de Oliveira, participaram do programa “Vereador Mirim por um Dia”, promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Congonhas. A iniciativa tem como propósito despertar a consciência cívica, incentivar o interesse pelas decisões políticas e contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos conscientes.
Nesta edição, a maioria dos assentos no plenário foi ocupada por meninas. Ao todo, foram sete vereadoras mirins. Uma delas, inclusive, Maria Eduarda Morais, de 13 anos, é sobrinha-neta de Dalva Osório, uma das primeiras mulheres eleitas na história do parlamento de Congonhas. E o presidente-mirim escolhido, Rafael Sabará curiosamente, é neto do ex-presidente Divino Sabará.



Durante a atividade, os estudantes simularam uma sessão legislativa com dois projetos de lei simbólicos que foram discutidos e votados. Os PL’s propunham a construção de uma grande área de lazer com um parque de diversões ou a criação de um Centro de Tecnologia Integrado, com oferta de ensino em Inteligência Artificial. Mas como o orçamento era insuficiente para realizar os dois projetos, os vereadores mirins precisaram debater e tomar uma decisão. Ao final da votação, a maioria optou pela construção do centro de tecnologia, mesmo reconhecendo a importância do lazer e da diversão para a saúde da população.
“Esse é um projeto que inspira os jovens a enxergarem a política como instrumento de transformação e esperança por dias melhores. Que essa iniciativa os motive a compreender que a política é um espaço de construção coletiva, trazendo novos olhares e horizontes, e que vejam o Poder Legislativo como um lugar onde se soma forças em prol da sociedade”, destacou a professora Flávia Baia.



SOBRE O PROJETO
Criado em 1998, o programa Vereador Mirim por um Dia é voltado para estudantes de qualquer nível de ensino. Escolas públicas, privadas ou entidades legalmente instituídas em Congonhas que desejarem participar devem encaminhar solicitação à Mesa Diretora da Câmara com, no mínimo, 30 dias de antecedência ou através da Escola do Legislativo pelo telefone 3732-0300 (Ramal 226/227 Administração).
Fotos: Reinaldo Silva




