Valtinho Salgado lança seu segundo livro sobre violas pela Lesma Editores
Em 2018, juntamente com a Editora Lesma, fizemos o lançamento do livro “Viola de Queluz-Família Souza/Salgado”, que tornou-se um marco na história das Violas de Queluz. O livro é fonte de pesquisas escolares e relatos históricos da família, das violas e da cidade de Conselheiro Lafaiete, antiga Queluz de Minas.
Hoje temos o prazer de lançar uma edição complementar daquela obra e neste segundo livro sobre as VIOLAS DE QUELUZ, o autor relata toda a exuberância e a importância das VIOLAS DE QUELUZ no contexto mineiro e nacional, como um dos instrumentos de viola mais conhecidos do Brasil.
“A história das VIOLAS DE QUELUZ, data do século XIX até meados do século XX, em mais ou menos 130 anos de fabricação do instrumento em Queluz, onde as famílias Meirelles e Salgado e outros artesãos, fabricavam as violas, verdadeiras obras de arte. Por tudo isso, tenho a intenção de juntar neste livro o máximo e se possível, todas as
referências bibliográficas e eletrônicas encontradas sobre as VIOLAS DE QUELUZ nos seus mais de 130 anos de fabricação e história.” Relato do autor Valtinho.


O livro conta com participação de experientes historiadores, pesquisadores e colaboradores que juntos vem somente para somar dados e relevância a este importantíssimo instrumento da historiografia brasileira e internacional.
O historiador que faz o prefácio do livro nos revele: “Valtinho nos brindou em seu primeiro livro com um belo e auspicioso trabalho revelador sobre as Violas de Queluz. Agora vem a lume Violas de Queluz – 130 Anos de Arte e História, onde traz um compilado de suas pesquisas sobre as afamadas Violas de Queluz.”
VALTER BRAGA DE SOUZA
O autor Valter Braga de Souza é neto de José de Souza Salgado, um dos violeiros que encantou Dom Pedro II em uma serenata quando o Imperador passou por Queluz em março de 1881.


SERVIÇO:
Livro: VIOLAS DE QUELUZ
Autor: Valter Braga de Souza
Onde: Auditório do Solar Barão de Suassui (Secretaria de Cultura)
Data: 14 de novembro
Horário: 2O horas
Editora: LESMA
Venha celebrar conosco mais uma obra de resgate patrimonial de nossa história!



