A cidade de Resende Costa, no Campo das Vertentes, famosa pelo artesanato têxtil, ganha um novo olhar para a tecelagem com a exposição da coleção “Puxadinhos entre Nós”. A abertura será nesta quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT). Ao todo, 17 tecelãs de quatro comunidades rurais terão seus trabalhos expostos. São tapetes, sacolas ecológicas e capas de almofadas confeccionadas no tear manual a partir de retalhos de tecido. Os materiais foram produzidos com a tradicional técnica do puxadinho, que adiciona novos detalhes às peças e também dá nome à coleção da exposição.
As participantes compõem o grupo de 30 mulheres que aprenderam o método ao longo do projeto “Artesania entre Nós”, promovido pelo escritório da Emater-MG em Resende Costa. “O objetivo é inovar os produtos e ainda apresentar novos ideais para gestão do negócio, promovendo desde uma autovalorização do trabalho até o aumento da renda”, diz a extensionista da Emater-MG em Resende Costa e idealizadora da exposição, Marina Rocha. Para ela, a mostra “celebra o projeto, demonstrando que através de incentivo e reconhecimento, as tecelãs são capazes de ir muito longe”.
Tanto a exposição “Puxadinho entre Nós” quanto o projeto “Artesania entre Nós” contam com o Programa C3 do Sicoob Credivertentes e da Arcosta Resende Costa. O apoio é do Instituto Renato Imbroisi e da Israel Tecelagem. A exposição fica aberta ao público até o dia 23 de novembro, no Centro de Atendimento ao Turista, localizado na av. Alfredo Penido, bairro Nossa Senhora da Penha, Resende Costa. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. Os produtos das tecelãs também estarão disponíveis para venda.



