De cachoeiras discretas no Sudeste à potência da Chapada Diamantina, na Bahia […]
O viajante brasileiro, se não está em alguma faixa de areia do litoral, está debaixo de uma cachoeira.
Mas como nem todo brasileiro é chegado em viagem a base de água salgada e areia, o Viagem em Pauta fez uma seleção de destinos no Brasil para quem quer se molhar numa queda d’água doce.
Melhores praias na Bahia: 9 paraísos imperdíveis para conhecer
Olhos D’Água: o refúgio natural de Goiás que une tradição, sustentabilidade e tranquilidade
De cachoeiras discretas no Sudeste à potência da Chapada Diamantina, na Bahia, confira lista com algumas das cachoeiras mais cenográficas do país.

Foto: Hudson Garcia/Divulgação / Viagem em Pauta
BONITO
Mato Grosso do Sul
A 265 km de Campo Grande, a cidade é endereço também de cachoeiras para a temporada de verão, cujas temperaturas chegam a 35 graus.
Entre os destaques estão a Cachoeira Boca da Onça, com 156 metros de altura, considerada a maior cachoeira do estado. A trilha com 4 km de extensão dá acesso a 8 cachoeiras e 4 pontos de banho.
Já a Estância Mimosa, a 24 km de Bonito, fica em uma RPPN (Reservas Particulares do Patrimônio Natural) e tem atrações como a trilha de 2,8 km de extensão que passa por 10 cachoeiras e tem 9 paradas para banho.

Foto: Daniel de Granville/Divulgação / Viagem em Pauta
CHAPADA DOS VEADEIROS
Goiás
No município de São João da Aliança, a 70 km de Alto Paraíso e fora da área de Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, essa queda é considerada a maior de todo o estado.
A cachoeira aberta para banho tem 187 metros de altura, cujas águas do Rio Extrema formam uma piscina natural de tons cristalinos, na Reserva Bellatrix, uma área protegida de 81 hectares, a 26 km da cidade.
Para chegar aos pés da Label é preciso fazer uma trilha autoguiada de fácil acesso com 1.800 metros de extensão, em terreno irregular com diversos pontos de parada, como outros 5 poços para banhos, árvores centenárias e áreas de plantio experimental de bambu, palmito, lichia e coco-da-Bahia.
PUBLICIDADE
GUAPIMIRIM
Rio de Janeiro
Localizada na Serra Verde Imperial, região que abriga também Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Cachoeiras de Macacu, a cidade é destino de turistas que buscam natureza e esportes de aventura.
O Pantanal Fluminense é endereço de manguezais e áreas protegidas, além de cachoeiras, como a do Poço do Encantado, uma piscina natural em meio aos vestígios do antigo trem que cortava a Serra de Guapimirim.
A viagem segue por trilhas até o Poço do Padre, conhecido também como Poço do Escorrega, e o Poço da Concórdia.

CHAPADA DIAMANTINA
Bahia
Com 340 metros de altura, a Cachoeira da Fumaça, em Palmeiras, é uma das maiores do Brasil.
A trilha de acesso tem cerca de 12 km de extensão e dura cerca de 5 horas (ida e volta). Porém, não é permitido tomar banho no local, cuja alternativa são outras cachoeiras próximas abertas para banhistas.

Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta
CHAPADA DAS MESAS
Maranhão
Na divisa do Maranhão com o Tocantins, o Parque Nacional da Chapada das Mesas abriga as cachoeiras do Prata e a de São Romão. Localizados a pouco mais de 80 km de Carolina, cidade que serve como base para quem visita a região, os atrativos só devem ser visitados com carros 4×4, devido ao terreno irregular.
A Cachoeira do Prata é um conjunto de quedas que chegam a até 18 metros, onde é possível nadar em alguns pontos do rio Farinha.
Já a vizinha São Romão é uma das imagens mais impactantes de toda a Chapada das Mesas. Essa queda de 25 metros de altura pode ser vista do alto, por trás de seu véu ou de frente, cujo rio forma uma imensa piscina para banhos ou prática de esportes náuticos, como caiaque.
PRESIDENTE FIGUEIREDO
Localizado no Baixo Rio Negro, ao norte de Manaus, o município tem mais de 100 quedas d’água catalogadas e é declarado a “Terra das Cachoeiras”.
Tudo isso em plena floresta e entre grutas, cavernas e quedas de todos os tamanhos. Na época da cheia de rios, entre fevereiro e junho, dá até para fazer rafting, boia cross, caiaque, tirolesa e rapel.




