×

Vereadora Damires Rinarlly celebra lançamento de livro com juristas mineiros sobre direitos e diversidade

C

Inspirado em Guimarães Rosa, que eternizou a célebre frase “Minas Gerais é muitas. São, pelo menos, várias Minas”, o título reafirma a pluralidade que compõe o estado — e que se materializa nesta obra que reúne vivências, práticas jurídicas, literatura e artes visuais em torno da diversidade sexual e de gênero. Assim, o livro nasce como um manifesto de alteridade, democracia e reconhecimento das múltiplas Minas que se entrelaçam no cotidiano mineiro.

Entre as autoras da publicação está a vereadora Damires Rinarlly, que celebra sua participação com o capítulo “A Resistência Feminista e LGBTQIA+ na Participação Política”. Em seu texto, Damires aborda os desafios, conquistas e estratégias de resistência de mulheres e pessoas LGBTQIA+ nos espaços de poder, destacando a importância da representatividade e a coragem de quem, com sua presença, transforma o espaço público. A autora demonstra como a luta por direitos e dignidade molda o presente e projeta um futuro mais inclusivo para Minas Gerais.

Sobre o livro

📚 Minas é Muitas: Diversidade Sexual e de Gênero por Juristas Mineiros
(Editora Dialética • 2025 • 352 páginas)

Sinopse:
Inspirado na pluralidade de Minas Gerais, o livro reúne teoria e prática jurídica, literatura e artes visuais em torno da diversidade sexual e de gênero, a partir de vivências mineiras. A obra busca ampliar o debate sobre inclusão, cidadania e direitos, valorizando perspectivas diversas e as múltiplas formas de existência que compõem o tecido social mineiro.

Um marco para os direitos humanos em Minas

O lançamento de “Minas é Muitas” consolida o compromisso da OAB/MG com a promoção dos direitos humanos, da igualdade e da diversidade. A coletânea destaca a relevância das lutas contemporâneas por reconhecimento e reafirma o papel das instituições e dos agentes públicos na construção de um estado mais justo, plural e democrático.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp