Uma iniciativa coletiva da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Congonhas e o Hospital Bom Jesus tem garantido o acesso mais rápido ao atendimento integral humanizado e gratuito a mulheres que aguardavam na fila de espera por cirurgias ginecológicas, que são as de maior demanda. Antes, as pacientes aguardavam pelo procedimento cirúrgico por cerca de um ano, o que representava muito sofrimento para elas.
Junto com o novo modelo de gestão do Hospital Bom Jesus e a intensificação da intervenção da Prefeitura na instituição hospitalar, uma das prioridades estabelecidas foi a eliminação das filas de cirurgias ginecológicas.
Quando a gestão transitória do HBJ o assumiu no final de agosto de 2025, ao perceber esta demanda reprimida, traçou uma estratégia para novembro, “o que possibilitou a realização de 60 cirurgias ginecológicas a mais em comparação ao mês de outubro. Com isso, a fila foi reduzida em quase 5 meses. Além disso, a capacidade semanal de realização de cirurgias ginecológicas dobrou”, conta Glauco Pontes, diretor técnico do Hospital Bom Jesus. Esta era a fila com casos mais graves e mais longa que possuíamos no hospital. O objetivo da Prefeitura e do Hospital Bo Jesus é zerar esta fila o mais rápido possível.
“Vim ao Hospital Bom Jesus para agradecer a toda a equipe pelo atendimento que recebi. Eu estava há 9 meses esperando o procedimento cirúrgico. Pela primeira marcação, ele aconteceria no final de novembro. Graças a Deus, foi antecipado. Consegui realiza-lo há dois sábados e foi bem sucedido, sem traumas. A gente fica ansiosa, nervosa, outras pessoas passaram por cirurgias também, mas toda a equipe do hospital foi bem acolhedora. O Dr. Thiago Capatti [ginecologista/obstetra] e a toda equipe nos atenderam super bem. Agradeço a todos os responsáveis pela oportunidade de conseguirmos um atendimento de qualidade no hospital do município”, avalia Marinês das Graças dos Santos realizou a retirada de um pólipo do colo do útero.
“Fazer a cirurgia era algo que eu esperava há muito tempo. Precisava de um tratamento mais aprofundado nesta área. E aqui [no Hospital Bom Jesus], em tão pouco tempo, consegui realizar a cirurgia, ocorrido no dia 8 de novembro. Hoje já vim retirar os pontos. Do início ao fim do tratamento, fui muito bem tratada com aquele carinho e dedicação dos profissionais, que são oferecidos a todos os pacientes. Uma coisa que achei muito boa foi a segurança que me passaram. O tratamento foi excelente”, testemunha a paciente Maria Clemente.
Este esforço coletivo das equipes médica, de enfermagem e administrativas busca também identificar outras especialidades que carecem de aumento na oferta de cirurgias. Medidas como esta têm como objetivo fazer com que a população perceba que o HBJ está atendendo de forma ainda mais eficiente e humanizada.
Para o prefeito Anderson Cabido, “o objetivo é entregar para o cidadão congonhense uma cidade em que, quando ele precisar se submeter a uma cirurgia eletiva pelo SUS, não tenha de esperar meses a fio. Os resultados já estão aparecendo e esperamos zerar essas filas no início do próximo ano”.
Por Secretaria de Comunicação/ Prefeitura de Congonhas

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



