×

Após restauração, sinos da Matriz de Nossa Senhora das Brotas voltam a repicar e emocionam fiéis

Os sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas, em Entre Rios de MInas, foram instalados e voltarão a repicar na torre do suntuoso templo de arquitetura neogótica erguido na Praça Senador Ribeiro, centro da cidade. Após um longo período de restauração, eles foram abençoados e ungidos na manhã deste domingo (07) pelo pároco Ildeu da Cruz Sílvio, recebendo os nomes de Sanctissimum, Franciscus e Mater Dei.

A princípio, durante a celebração da missa, Padre Ildeu reforçou a importância do ressoar dos sinos para a vida da comunidade, enaltecendo os aspectos da fé, da vida da Igreja e da união de esforços para que eles pudessem chegar novamente à torre da Matriz. Foram abençoados e ungidos com óleos os sinos, os quais agora receberam novos contrapesos, constituídos por madeiras restauradas dos antigos, bem como novas madeiras. Em seguida, os sinos foram conduzidos à entrada da igreja, onde foram alçados por caminhão munck até a torre. Os fiéis acompanharam toda a movimentação no adro da Igreja, podendo contemplar novamente os badalos dos três sinos agora batizados. Toda a estrutura de alvenaria já estava preparada para o recebimento dos sinos.

Retorno e restauro

Em maio deste ano, os mais de 15 mil moradores de Entre Rios de Minas celebram a restauração dos três sinos da Matriz de Nossa Senhora das Brotas. Foram mais de 2 meses de trabalho cuidadoso do restaurador Manoel dos Sinos, no Rio de Janeiro. Os sinos — que há décadas embalam a fé e a história da cidade. Agora, cada toque carrega ainda mais significado: é a tradição que ecoa, é a nossa memória que se preserva, é a fé que segue firme no coração de nossa comunidade. Em breve, a paróquia deve divulgar uma missa festiva para compartilhar momentos especiais da reinstalação. Grande parte dos recursos vieram de um edital do Conselho Municipal de Desenvolvimento Cultural (CODEC).

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp