A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) participou, na segunda-feira (8), da Operação Aurora, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS), com apoio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Diopi/Senasp). A ação integra o Projeto Impulse, vinculado ao Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas (Enfoc), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa interestadual especializada no tráfico de medicamentos controlados contendo substâncias utilizadas de forma ilegal para a prática de aborto. As investigações apontam que, além da comercialização clandestina, os integrantes do grupo também ofereciam orientações e suporte às usuárias quanto à administração do fármaco durante o procedimento, o que evidenciou uma estrutura criminosa articulada e de ampla atuação.
Em Minas Gerais, a PCMG deu apoio ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão no município de Santos Dumont, na Zona da Mata. Durante a ação, foram apreendidos aparelhos celulares que auxiliarão no aprofundamento das investigações. Uma pessoa foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos e liberada em seguida. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar outros envolvidos e aprofundar a responsabilização criminal dos integrantes da organização.

![OC011025E-Banner-digital-estático-[Portal]-vLogo-970x120-px](https://correiodeminas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/OC011025E-Banner-digital-estatico-Portal-vLogo-970x120-px.png)



