Após um verdadeiro colapso na limpeza urbana, a nova empresa responsável pela coleta de lixo iniciou uma força-tarefa emergencial para limpar Conselheiro Lafaiete nos póximo dias. A ação começou nesta quarta-feira (10) e segue até a tarde de quinta-feira (11), com o objetivo de retirar 100% do lixo acumulado nas vias públicas. Ao todo, 40 garis, 12 motoristas e 12 caminhões estão mobilizados em um esquema intensivo que funciona dia e noite, se revezando para devolver aos moradores uma cidade limpa, organizada e bem cuidada. A mobilização marca o início da atuação da Localix Soluções Ambientais, que assume o serviço com a expectativa de garantir eficiência e qualidade durante o contrato emergencial.
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete confirmou a contratação emergencial da empresa para assegurar a continuidade da coleta de resíduos em toda a cidade. O ato foi oficializado por meio da Dispensa nº 028/2025, Processo nº 170/2025, com fundamento na Lei Federal nº 14.133, que rege as contratações públicas.
A força-tarefa busca não apenas retirar o lixo acumulado, mas também recuperar a confiança da população, duramente impactada pelos últimos dias de falhas no serviço. A promessa é clara: virar a página do caos e restabelecer a normalidade na limpeza urbana de Lafaiete. Em breve, a Localix vai divulgar as novas rotas e horários de coleta.
A fala do prefeito
Nas redes sociais, o Prefeito Leandro Chagas mostrou satisfação e alívio com a ação da Localiza neste momento crítico inclusive com a aplicação de uma multa de mais de R$ 1 milhões na empresa Mega. Ele conclamou a população a entrar nesta luta por uma cidade limpa onde cada cidadão faça sua parte e pediu que as pessoas denunciem o descarte irregular. “Estamos em um nova realidade e acredito que até sexta-feira nossa cidade estes 100 % limpa”, citou.







