×

Marco histórico na Saúde: novo centro oncológico de Barbacena Vai atender mais de 600 mil pacientes em 31 cidades

Centro de Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS abrange as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas e deve chegar a São João Del Rei

No último dia 5 de dezembro, aconteceu em Barbacena, na região da Vertentes, a entrega das obras do novo espaço físico do Centro Oncológico do Hospital Ibiapaba CEBAMS. A nova estrutura física integra em um só edifício os serviços de Quimioterapia e Radioterapia do hospital que é referência Oncológica do Sistema ùnico de Saúde (SUS) para Barbacena e mais 31 cidades da região (veja o quadro). Após 16 meses de obras, a área útil construída é de 850 metros quadrados, com dois pavimentos ligados por elevador, dois postos de enfermagem, farmácia geral e farmácia de manipulação, seis consultórios, 34 acomodações para administração de medicamentos, sendo oito leitos e 26 cadeiras para infusão de medicação, além de arquivo, sala de estudos e amplas salas de recepção.

O diretor financeiro-administrativo do hospital Ibiapaba CEBAMS, Dr. Maurício José da Silva Júnior, ressalta que a nova estrutura “será um salto de qualidade e eficiência no atendimento oferecido para toda a região.” Atualmente, o Centro de Oncologia do Hospital Ibiapaba CEBAMS abrange as microrregiões de Barbacena, Conselheiro Lafaiete e Congonhas, e já no próximo ano deverá abranger a região de São João Del Rei, ultrapassando a população de 600 mil pessoas.

Um serviço pioneiro na região

O atendimento oncológico no hospital de Barbacena começou ainda nos anos de 1990, com poucos leitos e uma equipe reduzida de especialistas. Com passar dos anos, seu atendimento cresceu em volume e qualidade e hoje abrange todo a linha de cuidados, desde o diagnóstico aos procedimentos mais complexos como cirurgias e a radioterapia, implantada em 2022. No momento, mais de 970 pacientes estão em atendimento, oriundos de Barbacena e outros municípios. O corpo clínico é composto por cinco médicos oncologistas, três hematologistas, física médica e ainda, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista e assistente social. No ano passado, mais de 8.500 sessões de quimioterapia e radioterapia e 5.500 hormonioterapias foram realizadas no Hospital Ibiapaba CEBAMS, em Barbacena.

CIDADES ABRANGIDAS

Alfredo Vasconcelos

Alto Rio Doce

Antônio Carlos

Barbacena

Capela Nova

Carandaí

Cipotânea

Desterro do Melo

Ibertioga

Paiva

Ressaquinha

Santa Bárbara do Tugúrio

Santana do Garambéu

Senhora dos Remédios

Caranaíba

Casa Grande

Catas Altas da Noruega

Congonhas

Conselheiro Lafaiete

Cristiano Otoni

Desterro do Melo

Entre Rios de Minas

Itaverava

Jeceaba

Lamim

Ouro Branco

Piranga

Queluzito

Rio Espera

Santana dos Montes

São Brás do Suaçuí

Senhora de Oliveira

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp