Por João Vicente
As expectativas e articulações para que o Deputado Federai, Odair Cunha (PT), assuma a vaga do ministro Aroldo Cedraz, do Tribunal Contas da União (TCU), que se aposentará compulsoriamente em 2026 são grandes. A indicação de Odair conta com apoio palaciano e também do ex e do atual presidente da Câmara dos Deputados, Lyra e Motta, em acordo costurado em janeiro de 2025 com o PT em troca da vaga do TCU para Odair Cunha.
Articulações à parte, o certo é que o PT nunca conseguiu emplacar um ministro no TCU. Embora seja um nome forte e tenha bom trânsito com seus pares de matrizes ideológicas divergentes na Casa Legislativa, Odair Cunha enfrenta, no momento, dificuldades, e o risco de ser derrotado é significativo. O acordo firmado entre os governistas e Lyra para a presidência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, hoje ocupada por Motta — nome indicado por Lyra — pode ser desfeito em razão do apoio dos governistas ao ministro Dino, do STF, em temas sensíveis nos quais integrantes do Centrão estão envolvidos até o pescoço, como o orçamento secreto e as chamadas emendas PIX, o que coloca em risco a vaga do TCU para o PT.
A traição do “capão” de deputados do Centrão, comandados por Lyra e Motta, é real, e dois nomes do Nordeste — Danilo Forte, deputado cearense, e Elmar Nascimento, da Bahia, ambos do partido de Lyra — surgem como alternativas para disputar a vaga com o mineiro Odair Cunha no TCU em 2026. O fato é que o acordo velado entre os governistas e o Centrão em torno do nome de Odair para o TCU transformou-se em uma disputa política de interesse mútuo entre centro-esquerda e direita, com a extrema-direita atuando fortemente para impedir a concretização do nome de Odair Cunha para o tribunal.
Enquanto isso, aqui na terra do Conselheiro Lafayette, vivemos esse impasse e a expectativa de que o ex-deputado Glaycon Franco possa assumir o mandato — ainda que por poucos meses, o que pouco importa. O essencial é que Lafaiete e as regiões do Paraopeba e do Piranga possam receber recursos a serem investidos em políticas públicas em 2027, o que, sem dúvida, também reforçará a campanha de Glaycon Franco para deputado estadual em 2026.
Resta acompanhar os movimentos em Brasília e, oxalá, que Odair Cunha seja o escolhido pelo plenário da Câmara dos Deputados e que o principal nome estadual de Lafaiete, Glaycon, retorne à ALMG com a responsabilidade de fortalecer o desenvolvimento econômico e social sustentável da nossa região.
A possibilidade de assumir uma cadeira transforma a configuração política de Lafaiete e impactos diretos em toda a região.





