×

Veículo reforça atendimento à segurança da mulher  vítima de violência em Lafaiete

O trabalho de proteção às mulheres vítimas de violência em Conselheiro Lafaiete, ganha reforço com a destinação de um veículo que estará à disposição da Delegacia de Atendimento à Mulher. O novo veículo e equipamentos para fortalecer o enfrentamento à violência de gênero no município foram entregues  por meio do projeto Elas em Rede, iniciativa viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Ana Pimentel (PT) em parceria com o Ministério das Mulheres e executada pelo Instituto Albert Sabin.

Durante o evento, realizado em Belo Horizonte, a vereadora Gina Costa (Mobiliza), que intermediou para Conselheiro Lafaiete recebesse o veículo,  acompanhou a entrega e celebrou a conquista. Segundo ela, o novo veículo, acompanhado de notebook, tablet e outros equipamentos, representa um avanço para a estrutura local. “Seguimos trabalhando para garantir condições dignas de atendimento às mulheres da nossa cidade”, afirmou. Ela agradeceu a Ana Pimentel que viabilizou a doação ressaltando a importante parceria firmada entre o seu mandato de vereadora e o dela de deputada federal. “É uma parceria de muitos resultados positivos pra Lafaiete”.

A deputada Ana Pimentel lembrou que a iniciativa representa um gesto concreto de compromisso com a vida das mulheres mineiras. Em sua fala, enfatizou a articulação entre Legislativo e Governo Federal para estruturar serviços essenciais. “Todo dia uma mulher sofre violência no Brasil e não podemos naturalizar isso. Fortalecer a rede de proteção é uma urgência e salva vidas”, afirmou.

Representando o Ministério das Mulheres, a secretária-executiva Eutália Barbosa, ressaltou que o governo federal tem trabalhado para articular políticas estruturantes, incluindo ações de enfrentamento à violência digital e programas de proteção integrados. Ela reforçou que iniciativas como Elas em Rede fortalecem a resposta pública em estados onde a rede de proteção é fragilizada. “O reforço chega em um momento em que a demanda por acolhimento cresce e exige respostas rápidas e integradas do poder público”, afirmou.

A deputada estadual Ana Paula Siqueira (PT) destacou que Minas Gerais enfrenta desafios graves na proteção às mulheres. Ela reforçou a necessidade de fortalecer políticas públicas e criticou a ausência de ações efetivas do governo estadual no combate ao feminicídio.

Ao todo, 32 veículos foram distribuídos para 23 cidades mineiras. Eles serão destinados a delegacias especializadas, Casas da Mulher, Centros de Referência e Patrulhas Maria da Penha. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento, garantir agilidade às equipes e assegurar acolhimento mais humanizado às mulheres em situação de violência.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp