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Famoso carro da Chevrolet tem farol que queima cedo e troca pode custar até R$ 8 mil; donos reclamam de falha progressiva, garantia negada e risco de multa por rodar com DRL apagado

Falhas relatadas por proprietários da Chevrolet Spin 2025 envolvendo DRL em LED, alto custo de substituição, negativa de garantia e risco de autuação de trânsito expõem um problema que começa discreto, evolui com o uso e gera impacto financeiro relevante para consumidores.

Proprietários da Chevrolet Spin 2025 têm relatado falhas precoces na luz de rodagem diurna, o DRL em LED, com casos em que o sistema perde desempenho poucos meses após a compra.

As queixas também envolvem dificuldade para obter reparo em garantia e orçamentos altos quando a troca do componente é negada.

Esse cenário pode empurrar o consumidor para uma despesa que, segundo estimativas citadas por donos, chega a R$ 8 mil.

Os relatos reunidos pelo site Mundo do Automóvel para PCD e por consumidores no Reclame Aqui descrevem um padrão.

A falha costuma aparecer de maneira gradual, o que dificulta identificar o problema no início.

Em vez de apagar de uma vez, o DRL pode começar com perda de brilho, alteração de cor e, só depois, a interrupção total do funcionamento.

Relatos de donos sobre falha progressiva no DRL da Spin 2025

Em publicações e reclamações registradas, consumidores afirmam que o defeito evolui em etapas e nem sempre acende um alerta imediato para quem dirige.

Como o DRL é uma luz que opera automaticamente em muitos carros, parte dos proprietários diz que só percebe a anomalia quando alguém avisa.

Chevrolet Spin 2025 tem relatos de falha no DRL em LED, troca cara do farol, negativa de garantia e risco de multa ao rodar com luz apagada.
Chevrolet Spin 2025 tem relatos de falha no DRL em LED, troca cara do farol, negativa de garantia e risco de multa ao rodar com luz apagada.

Outros relatam notar o problema quando o veículo passa a exibir diferença visível entre os lados.

Há também quem só identifique a falha quando a iluminação já está comprometida.

Há ainda registros de pessoas que procuraram concessionárias logo que notaram a mudança de brilho ou coloração.

Nesses atendimentos, alguns dizem ter ouvido que seria preciso aguardar a “queima completa” para abrir a análise de garantia.

Essa orientação aparece em relatos publicados no Reclame Aqui.

Ela é apontada como um fator de frustração por quem tenta resolver o problema antes de a falha se tornar total.Play Video

Custo do farol completo explica valores elevados do conserto

O custo elevado relatado por proprietários é associado ao tipo de conjunto instalado no carro.

De acordo com a apuração publicada pelo Mundo do Automóvel para PCD, a solução indicada em diversos atendimentos seria substituir o farol completo.

Chevrolet Spin 2025 tem relatos de falha no DRL em LED, troca cara do farol, negativa de garantia e risco de multa ao rodar com luz apagada.
Chevrolet Spin 2025 tem relatos de falha no DRL em LED, troca cara do farol, negativa de garantia e risco de multa ao rodar com luz apagada.

Não haveria, nesses casos, a possibilidade de trocar apenas um módulo interno do DRL.

Na prática, isso transforma um defeito localizado em uma troca de maior valor.

As estimativas citadas por consumidores variam entre R$ 5 mil e R$ 8 mil, a depender da região e da disponibilidade da peça.

Além do preço em si, o fator tempo também pesa.

A depender do estoque e do fluxo de atendimento, a substituição pode exigir espera.

Isso aumenta a chance de o veículo circular por um período com iluminação defeituosa.

Esse cenário ocorre justamente quando o dono já identificou que há algo errado.

Revisões fora da rede autorizada e impacto direto na garantia

Parte das reclamações menciona negativa de cobertura quando o carro não tem todas as revisões realizadas na rede autorizada.

Esse ponto costuma aparecer como decisivo na conversa entre consumidor e concessionária.

Segundo os relatos, a ausência de histórico completo na rede oficial leva à perda automática da garantia.

No manual do proprietário disponibilizado pela Chevrolet, a montadora afirma que o documento traz detalhes de operações de manutenção por quilometragem que, “por sua natureza”, devem ser feitas em concessionárias para conservação da garantia.

O mesmo manual também orienta que, em caso de falha nas luzes LED do DRL do farol, o motorista deve procurar uma Concessionária ou Oficina Autorizada Chevrolet.

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A orientação reforça que se trata de um item sem substituição simples pelo usuário.

Multa e pontos na CNH ao rodar com DRL ou farol com defeito

Com a luz diurna apagada, muitos motoristas relatam preocupação não só com o conserto, mas também com a fiscalização.

No Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo “com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média.

A infração está prevista no artigo 230, inciso XXII.

O valor comumente aplicado para infração média é de R$ 130,16, com quatro pontos na CNH.

Na prática, orientações de fiscalização e publicações especializadas também citam a possibilidade de retenção do veículo para regularização.

Essa medida depende da constatação do problema e das condições de segurança no momento da abordagem.

Falta de posicionamento público detalhado da montadora

Até aqui, as informações públicas reunidas em reportagens e queixas de consumidores descrevem o padrão de falha.

Também detalham os valores estimados e o impasse mais frequente relacionado à garantia.

Ainda não há, nesses registros, uma posição única e detalhada da montadora sobre a causa do defeito.

Também não aparece um indicativo público de campanha específica para o componente citado nas reclamações analisadas.

Com um item de segurança e visibilidade no centro do problema, e com diferença grande entre ter ou não cobertura de garantia, o que você considera razoável: a análise só começar quando o DRL apaga totalmente ou o consumidor deveria ter atendimento já nos primeiros sinais de perda de brilho e mudança de cor?

FONTE: Click petroleo e gas

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