O Projeto de Lei nº 3715/2020, de autoria do deputado federal Padre João (PT-MG), avançou mais uma etapa decisiva em sua tramitação na Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) na quarta-feira, 17 de dezembro de 2025, e agora segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso receba parecer favorável, o texto será encaminhado ao Senado Federal.
O projeto cria o Programa Barraginhas e outras Ecotécnicas, iniciativa que busca ampliar, estruturar e dar escala nacional a tecnologias sociais já consolidadas no enfrentamento da crise hídrica, das secas prolongadas e dos alagamentos, especialmente em regiões rurais e periféricas. A medida integra uma das bandeiras do projeto Juntos para Servir, que articula políticas públicas voltadas à justiça social, ambiental e ao fortalecimento das comunidades.
As barraginhas, também conhecidas como bacias de contenção, são pequenas escavações feitas no solo para captar e reter a água da chuva e das enxurradas. Ao permitir a infiltração gradual da água, essas estruturas contribuem para o reabastecimento do lençol freático, a perenização de nascentes e cursos d’água, a umidificação do solo para a agricultura e a redução de processos erosivos e enchentes.
“A barraginha e/ou bacia de contenção nada mais é que uma abertura realizada no terreno para captação de água de chuvas, dentro de especificações técnicas apropriadas, para que possa reabastecer o lençol freático, aumentar a vazão de córregos e rios, umidificar o solo para uso na agricultura e ainda para matar a sede dos animais”, explica o deputado Padre João.
Segundo o parlamentar, a utilização das barraginhas — reconhecidas como uma tecnologia social — vem sendo adotada de forma crescente no Brasil, com resultados positivos na recuperação de microbacias hidrográficas e no apoio à agricultura familiar.
Ao reconhecer e fortalecer experiências já existentes em diversos municípios, o Projeto de Lei 3715/2020cria condições para ampliar o alcance dessas soluções, integrar políticas públicas e garantir apoio técnico e institucional aos territórios que mais sofrem com a escassez de água.
Com a aprovação na Comissão de Finanças e Tributação, a proposta dá um passo importante para se consolidar como uma política pública estruturante, alinhada à defesa do meio ambiente, da produção sustentável e da vida digna no campo — princípios que orientam o mandato do deputado Padre João e o projeto Juntos para Servir – juntamente com o deputado estadual Leleco Pimentel (PT).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.