A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Penal de Minas Gerais, deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Dominus, com foco no combate a grupos criminosos que atuam no sistema prisional do estado. A ação começou por volta das 7h.
De acordo com a Sejusp, a operação tem como objetivo desarticular grupos criminosos locais, apontados pela inteligência da Polícia Penal como possíveis núcleos de fortalecimento e expansão de organizações criminosas de maior alcance.
Entre as medidas previstas estão buscas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências de presos, com o objetivo de interromper a comunicação e a atuação dessas organizações dentro das unidades prisionais.
Ao todo, 1.980 policiais penais participam da operação, com apoio de 19 drones para monitoramento. As ações ocorrem em 23 unidades prisionais e atingem uma população carcerária de mais de 17 mil detentos.
A Operação Dominus conta ainda com apoio da Polícia Militar de Minas Gerais e da Polícia Civil de Minas Gerais, que atuam de forma integrada. Até o momento, não foram divulgados balanços sobre apreensões




