×

Governo assina concessão da BR-356 que prevê duplicação do trecho entre Ouro Preto e Mariana

O governo de Minas Gerais assinou, nesta segunda-feira (12/01), o contrato de concessão da BR-356, no trecho Ouro Preto-Mariana, que foi leiloado na Bolsa de Valores (B3) na reta final de 2025. A administração será do consórcio Rota da Liberdade, vencedor do leilão, que vai assumir a gestão de 190 quilômetros de rodovias que ligam a região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) a Rio Casca, na Zona da Mata. 

O início da operação está previsto para meados de março. De acordo com o Executivo, os investimentos para duplicação e melhorias na estrada serão de R$ 5 bilhões. Cerca de R$ 1,7 bilhão será proveniente do Acordo de Reparação do Rio Doce. A cobrança de pedágio só será iniciada, segundo o governo, após a entrega das intervenções previstas para o primeiro ano do contrato, como melhorias no pavimento e de sinalização.

A previsão é de que 78,7 quilômetros sejam duplicados, além da implementação de 40,66 quilômetros de terceiras faixas e implantação de acostamentos em 100% do trecho. O contrato ainda prevê a construção de um contorno viário em Cachoeira do Campo que terá 7,3 quilômetros de pistas duplas. 

O traçado previsto na concessão atravessa 11 municípios: Nova Lima, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Acaiaca, Barra Longa, Ponte Nova, Urucânia, Piedade de Ponte Nova e Rio Casca.

Há ainda a previsão de estruturação de um Ponto de Parada e Descanso próximo ao distrito de Amarantina. O espaço será destinado a trabalhadores do transporte rodoviário. Também será construída uma área de escape próximo da descida da Serra da Santa, em Itabirito, permitindo que veículos com problemas de frenagem parem de forma segura, evitando acidentes e aumentando a segurança viária.

“A concessão vai trazer mais turismo, investimentos, empregos, desenvolvimento e melhorias para a vida dos mineiros que vivem e circulam na região”, disse o governador Romeu Zema (Novo) após assinar o contrato.  

Tempo reduzido

Estimativas do governo apontam que com a conclusão das obras, o tempo de viagem entre Belo Horizonte e Rio Casca deve ser reduzido em cerca de 40 minutos. O deslocamento da capital mineira até Ouro Preto também será encurtado em mais de 20 minutos.

FONTE: O tempo

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp