Congestionamento travou vias centrais, com reflexos da Augusto Lélis até a Duque de Caxias; Bairros Santo Antônio e Jardim dos Inconfidentes pedem reforço da guarda
O retorno hoje (4) às aulas transformou a rotina de motoristas e pedestres em um verdadeiro teste de paciência de moradores, pedestres e motoristas nos Bairros Santo Antônio e Jardim dos Inconfidentes, em Lafaiete . O aumento expressivo no fluxo de veículos provocou trânsito intenso, longas filas e congestionamento em efeito dominó, principalmente nas imediações da Rua Olavo Albuquerque Brandão com a Travessa Olavo Albuquerque Brandão.
O ponto crítico rapidamente se espalhou para outras vias. O engarrafamento teve início ainda na Rua Augusto Lélis e avançou por diversos quarteirões, chegando até a Avenida Duque de Caxias, formando um corredor de lentidão que dificultou o deslocamento de quem precisava passar pela área. Pais deixando filhos nas escolas, vans escolares, ônibus, motocicletas e carros particulares disputavam espaço ao mesmo tempo, agravando a situação. Em alguns momentos, os veículos ficaram praticamente parados, com motoristas relatando atrasos de vários minutos para percorrer pequenos trechos.

De acordo com moradores, o problema se repete todos os anos no início do período letivo, quando o volume de veículos cresce significativamente nos horários de entrada e saída das escolas. Além da demora, a desorganização no tráfego gerou buzinas constantes, manobras arriscadas e aumento do risco de acidentes.
Mais segurança
Enquanto o trânsito preocupa quem circula pela região central, moradores dos bairros Santo Antônio e Jardim dos Inconfidentes também chamam atenção para outra demanda: a falta de segurança. A comunidade pede maior presença da Guarda Municipal, com rondas frequentes e patrulhamento preventivo, especialmente nos horários de maior movimento de pedestres, como o início da manhã e o período vespertino.





