A Câmara de Vereadores de Congonhas contratou o serviço de interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para as transmissões institucionais transmitidas pelo canal CM Congonhas, no YouTube. A medida garante acessibilidade às pessoas surdas e com deficiência auditiva durante sessões plenárias, audiências públicas e demais eventos oficiais do Legislativo municipal.


A contratação prevê a disponibilização de intérpretes em regime de revezamento durante os eventos e o trabalho deles começou na abertura dos trabalhos deste ano, na terça-feira (3). A Câmara Municipal adotou a medida de forma permanente e está alinhada à legislação federal que reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão (Lei Federal 10.436/2002).
Durante a reunião, o presidente Averaldo Pereira (PL) agradeceu o apoio técnico da Casa para a implantação dos intérpretes da linguagem de sinais, destacando o avanço e o compromisso do Legislativo com a inclusão e o cuidado com a população surda de Congonhas, avaliação reforçada pelo vereador Eduardo Matosinhos (PMN), que parabenizou a iniciativa como uma ação concreta que impacta positivamente a vida de muitas pessoas que acompanham os trabalhos da Câmara através das telas.
As reuniões ordinárias acontecem sempre às terças-feiras, a partir das 9h, no plenário da Câmara.







