Recentemente, foi abordado sobre o projeto do PV voltar a ter um(a) representante na Câmara dos Deputados. Diante da dificuldade da esquerda em lançar um nome ao Governo Estadual, o PV busca outro quase candidato ao Governo de Minas em 2018, o ex Prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.
Empresário do ramo de telecomunicações durante três décadas, afastou-se das atividades empresariais para dedicar-se a cargos de direção na FIEMG. Atuou como coordenador da campanha presidencial da campanha de Ciro Gomes à Presidência da República e entre 2003 atuou como Secretário Executivo do Ministério da Integração nacional, comanda do justamente por Ciro Gomes.
Entre 2007 e 2008 foi Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, deixando o cargo para concorrer à Prefeitura de Belo Horizonte com apoio do Governador Aécio Neves (PSDB) e do Prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), numa aliança que ganhou repercussão nacional na mídia, devido ao antagonismo entre os dois partidos nas duas últimas décadas.
Eleito Prefeito pelo PSB em 2008, concorreu a reeleição em 2012 tendo como principal opositor, o ex Prefeito Patrus Ananias, rompendo a aliança feita quatro anos com o PT que indicou o vice. Em 2012 seu vice foi o Deputado Estadual Délio Malheiros, do PV. Teve seu nome cogitado para concorrer ao Governo Estadual em 2014, mas optou em permanecer no cargo até 2016 onde tentou sem sucesso lançar como seu sucessor Paulo Brant, que desistiu da candidatura, levando o mesmo a apoiar a candidatura de seu vice Délio Malheiros no primeiro turno e de Alexandre Kalil no segundo turno.
Em 2018, chegou a lançar sua candidatura ao Governo de Minas, tendo como candidato a Vice, o Presidente da ALMG, Adalclever Lopes (MDB) e o Deputado Federal Jaiminho Martins (PROS) como candidato ao Senado. Além de PSB, MDB e PROS, a coligação contou com o apoio do PDT, Podemos e Republicanos. Devido a um acordo entre PT e PSB a nível nacional, onde o PT retirou a candidatura de Marília Arraes ao Governo de Pernambuco para apoiar a candidatura de Paulo Câmara em troca da retirada de Márcio Lacerda ao Governo de Minas, o ex Prefeito acabou desistindo de sua candidatura, deixou o PSB e se afastou da vida política.
Para 2026, o PV estuda convidá-lo para filiar ao partido como pré candidato ao governo da Federação Brasil da Esperança, composta também por PT e PC do B. Com uma eventual negativa de Márcio Lacerda, outro nome que surge como possível candidato ao Governo de Minas é do Deputado Federal André Janones, que tende se filiar ao Rede (federado com o PSOL, que tem como pré candidata ao Senado, a ex Deputada Federal Áurea Carolina). Outros nomes que começam a ganhar força nos bastidores do PT, são da reitora da UFMG, Sandra Goulart e do ex Presidente da FIESP e filho do ex Vice Presidente José Alencar, Josué Gomes da Silva.





