O Governo de Minas e a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) lançaram oficialmente o Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade nas Cidades Históricas, na última sexta-feira (06/02), em cerimônia seguida de entrevista coletiva, realizadas no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. As festividades carnavalescas das cidades históricas mineiras reúnem tradição, folia, tranquilidade e consolidam Minas, juntamente com o da capital, como um dos principais destinos carnavalescos do Brasil. Estão previstas ações como publicação dos atrativos destes lugares especiais no portal da associação e em diversos jornais e sites de alcance estadual e nacional. Entre os 47 municípios que fazem parte da ACHMG está Congonhas, que também participou do evento.
Congonhas aproveita o projeto conjunto do estado e da ACHMG para divulgar sua folia e outras atrações que podem ser visitadas no período carnavalesco. A secretária de Turismo da Prefeitura de Congonhas, Ana Alcântara, explica que a cidade oferecerá duas vertentes: “a festa da alegria e harmonia, das escolas de samba e dos blocos e o Carnaval da tranquilidade que o congonhense e o visitante podem experimentar no Parque da Cachoeira, no Parque Natural da Romaria, inaugurado em dezembro passado, e em pousadas. Convidamos Minas Gerais para o Carnaval pra Todos. Congonhas está de braços abertos para receber visitantes do estado e do Brasil durante a festa momesca”.
A secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), Bárbara Botega, concorda, dizendo que “Congonhas é um destino muito interessante, porque tem tanto a tranquilidade do Parque da Cachoeira e das pousadas rurais, como também o vibrante Carnaval das ruas, com blocos e escolas de samba super tradicionais. Então, fica o convite para todos conhecerem o Carnaval da liberdade e da tranquilidade que Congonhas proporciona ao visitante”.
O secretário executivo da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, Petrônio Souza, é outro que indica Congonhas para quem ainda não definiu seu destino. “Uma das melhores festas momescas de Minas e do Brasil é o Carnaval junto ao patrimônio cultural da humanidade em Congonhas: inclusivo, participativo, dinâmico, vivo. O CARNAVAL pra TODOS! Esperamos vocês!”
Também presente ao evento, o 1º vice-presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG) e prefeito de Diamantina, Jéferson Bogareli (Paquito), afirmou que a festa realizada neste período do ano nas cidades históricas é a raiz do Carnaval mineiro. “Ele é muito importante até para que a folia de BH tenha se tornado capaz de atrair turistas do mundo inteiro. Nossas festividades carnavalescas ganharam força total e, a cada ano, são realizadas com responsabilidade, cuidado e organização. Contamos com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. Quero parabenizar todas as cidades históricas que estão se dedicando a fazer um Carnaval forte, que movimenta o turismo, gera emprego, renda e fortalece a economia não só dos municípios, mas de toda Minas Gerais”.
O lançamento oficial do Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade nas Cidades Históricas contou ainda com a participação do coronel PM Alisson Câmara dos Santos, diretor de Operações da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); do tenente coronel Bombeiro, Peterson José Paiva Monteira, chefe da 3ª Seção do Estado Maior do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MG, presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) e vice-presidente do Conselho Estadual de Turismo, Marcelo de Souza Silva; e da gerente de Comunicação da CEMIG, Hannah Drumond; entre outras autoridades.
A programação completa está disponível no Instagram oficial da Prefeitura:
@prefeituradecongonhas
Por Secretaria de Comunicação/Prefeitura de Congonhas







