×

Ataque ao patrimônio histórico: Igreja do Carmo é alvo de pichações e gera indignação na cidade

Igreja do Carmo amanheceu pichada ontem (11) em São João del-Rei e Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo divulgou nota de repúdio. O repórter Fábio da Silva mostrou, na manhã desta quarta-feira, que a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei, amanheceu pichada. O ato de vandalismo causou indignação e é considerado um fato lamentável, por se tratar de um importante patrimônio histórico, religioso e cultural do município.

Diante do ocorrido, a Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo divulgou a seguinte nota de repúdio, que o Pop News publica na íntegra: A” Venerável Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, por meio de sua administração, vem a público manifestar seu mais veemente repúdio ao ato de vandalismo praticado contra a porta principal da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, patrimônio histórico, religioso e cultural que integra a memória e a identidade de nossa comunidade. O vandalismo registrado, além de configurar desrespeito ao espaço sagrado, atinge diretamente um bem que pertence não apenas à Igreja, mas a toda a coletividade. Trata-se de um atentado ao patrimônio histórico-artístico, cuja preservação é dever de todos. Ressaltamos que medidas administrativas e legais cabíveis já estão sendo adotadas para a apuração dos fatos e a responsabilização dos envolvidos, nos termos da legislação vigente. Reafirmamos nosso compromisso com a preservação do patrimônio, com o respeito às tradições religiosas e com a promoção de uma cultura de paz, diálogo e responsabilidade social. Conclamamos a comunidade a permanecer vigilante e unida na defesa de nossos espaços históricos e de fé”.

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade e a Guarda Civil Municipal já estão atuando, em conjunto com a Polícia Militar, para a identificação e responsabilização dos envolvidos. De acordo com as informações, imagens das câmeras de segurança estão sendo coletadas para subsidiar a abertura de inquérito policial. A Igreja do Carmo é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e integra um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos barrocos da cidade, sendo referência histórica e cultural em nível local e nacional.

A Prefeitura de São João del-Rei repudiou veementemente qualquer tipo de vandalismo. O fato ocorrido na madrugada representa um desrespeito não apenas à Igreja, mas também à história da cidade e ao patrimônio histórico nacional.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp