×

Nova barragem e pilha de rejeitos: Vale apresenta megaprojeto em Belo Vale e comunidade é chamada para debate

A mineradora Vale realizará uma audiência pública para apresentar à comunidade o Projeto Pilha de Estéril e Rejeito (PDER) e a Barragem Marés II, vinculados à Mina Fábrica, em Belo Vale, na região Central de Minas Gerais. O encontro tem como objetivo detalhar os estudos ambientais, esclarecer dúvidas da população e apresentar informações técnicas sobre o licenciamento das estruturas. A iniciativa integra o processo de transparência e participação social exigido nos procedimentos de licenciamento ambiental.

A audiência será realizada no dia 5 de março de 2026 (quinta-feira), às 19h, na quadra da Escola Municipal Prefeito João Eustáquio, localizada na Rua Francisco Filho, nº 119, no Centro de Belo Vale. De acordo com a empresa, os moradores poderão consultar previamente o EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) na Prefeitura de Belo Vale, na Rua Tocantins, nº 57, no Centro, ou pela internet, no site oficial da Vale. A companhia também disponibilizou um canal de atendimento para mais informações pelo telefone 0800 285 7000 (Alô Vale). O convite foi formalizado pelo setor de Estudos e Licenciamento Ambiental Corredores Sul e Sudeste da Vale.

A sessão faz parte do processo de licenciamento ambiental e deve detalhar duas estruturas previstas no projeto: a Pilha de Disposição de Estéril e Rejeito chamada PDER Marés II e a barragem de contenção de sedimentos Marés II. Segundo a empresa, ambas ficarão em área localizada exclusivamente em Belo Vale, embora a mina Fábrica também alcance territórios de Ouro Preto e Congonhas. A Vale informou que manutenção das atividades na mina Fábrica tem impacto direto na arrecadação e no emprego regional. A estimativa apresentada pela empresa é de cerca de 470 postos de trabalho no pico das obras de implantação da nova pilha.

Receba Notícias Em Seu Celular

Quero receber notícias no whatsapp