A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete ampliou a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) no Terminal de Integração do transporte coletivo urbano com a implantação de um Ponto Base destinado ao atendimento da população. A iniciativa fortalece a segurança preventiva, amplia a presença dos agentes no local e busca preservar um dos espaços públicos de maior circulação de pessoas no município.
A partir da nova estratégia operacional, todos os agentes da GCM que estiverem em serviço passarão obrigatoriamente pelo terminal em diferentes momentos do turno. A medida integra o cartão programa da corporação e garante presença permanente da Guarda ao longo do dia, proporcionando maior sensação de segurança aos usuários do transporte coletivo.
Além da atuação preventiva, os agentes estarão disponíveis para prestar orientações, esclarecer dúvidas dos passageiros e oferecer apoio à população. A presença ostensiva também tem como objetivo coibir atos de vandalismo, preservar o patrimônio público e contribuir para um ambiente mais organizado e seguro.
De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Social, o policiamento no terminal será realizado durante todo o período em que a Guarda Civil Municipal estiver em serviço. Todos os agentes terão a missão de atuar no local, reforçando a vigilância, orientando os usuários e promovendo um atendimento próximo da população.
A iniciativa integra as ações permanentes da Prefeitura para fortalecer a segurança urbana, preservar o patrimônio público e oferecer um serviço cada vez mais eficiente aos usuários do transporte coletivo, com foco na prevenção, no acolhimento e na melhoria da qualidade dos espaços públicos.






