De acordo com a empresa, “o projeto contempla melhorias voltadas à segurança viária e à preservação de vidas”. A duplicação da BR-040 entre os quilômetros 602 e 612 terá pistas separadas por barreira central, acostamentos, vias marginais e estruturas para pedestres e ciclistas.
Entenda as obras de duplicação na BR-040 em Congonhas
Atualmente, o trecho de Congonhas funciona no sistema multivias, possuindo duas faixas por sentido, mas sem acostamentos e sem barreiras físicas para separar os fluxos. “Após as intervenções de terraplenagem, pavimentação, drenagem e a construção de estruturas definitivas, a rodovia passará a contar com pistas duplicadas e limitadas por divisores centrais”, informou a EPR Via Mineira.
O projeto engloba ainda a implantação de acostamentos, vias marginais, ciclovia, calçada para pedestres e uma passarela na altura do quilômetro 607, no bairro Campo das Flores. O viaduto Telésphoro Cândido de Rezende também será readequado.
Previsão de mais obras
Para além do cronograma inicial de 10 quilômetros, a concessionária estuda antecipar melhorias em outros seis quilômetros ‘para eliminar gargalos históricos na circulação’. “Estão em fase final de projeto as intervenções na ponte sobre o Córrego dos Macaquinhos, na ponte sobre o Rio Maranhão e no viaduto sobre a rede ferroviária”, disse a empresa em nota.
“Em âmbito global”, diz a concessionária, o contrato de concessão da EPR Via Mineira prevê a execução de 164 quilômetros de pistas duplicadas, 42 quilômetros de faixas adicionais, 15 quilômetros de vias marginais, 14 quilômetros de ciclovias, oito passarelas e uma área de escape voltada a veículos pesados.
Sequência da duplicação
Além do primeiro trecho, a EPR Via Mineira trabalha para antecipar seis quilômetros de intervenções em estruturas na sequência da duplicação, incluindo a ponte sobre o Córrego dos Macaquinhos, no km 613, a ponte sobre o Rio Maranhão, no km 616,5, e o viaduto sobre a rede ferroviária, no km 616,8.
As três estruturas estão em fase final de projetos e, junto ao Viaduto do Profeta, representam pontos de afunilamento da rodovia.
A retirada da vegetação foi autorizada pelo Ibama e aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A previsão de conclusão está prevista para agosto de 2027.
fonte: O Tempo



