Em meio a salva de palmas e manifestação efusiva do público, a Vereadora Cida Toledo (PRD) foi eleita, por unanimidade, a nova Presidenta da Câmara para o ano de 2026. O momento foi histórico, já que em mais de 2 séculos já que pela primeira vez uma mulher chega ao posto mais alto do Legislativo. Desde que iniciou a Legislatura (2025/2028), as 4 vereadoras ampliaram o espaço na Câmara exercendo um protagonismo jamais visto. Antes mesmo da votação, na Palavra Franca, a Vereador Gina Costa, que era uma das pretendentes ao cargo, citou que não era uma briga de sexo ou de gênero, mas uma reparação histórica. “Meu coração chega a palpitar. Já estamos fazendo história. Vamos mulherar, isto é, ganhar mais representantividade. È momento de transformação”, disse Damires Rinarlly. Um dia antes da eleição, diversos nomes foi ventilados nos bastidores antecipando uma disputa acirrada. Mas foi o que aconteceu, claro, com articulações intensas.

Outra votações
As votações para o cargo de Vice-Presidente e 1º Secretário foi uma disputa acirrada e as vereadores tentaram emplar uma Mesa Diretora com a presença feminina maciça. Pastor Angelino bateu Gina Costa por 7 votos a 6. Na mesma votação, Roger Diego venceu Simone do Carmo para o cargo de 1º secretário. Para segundo secretário foi eleito Oswaldo Barbosa. O 1º tesoureiro foi eleito Samuel Carlos e 2º Secretário ficou o verador Arlindo Leiteiro. “È o resultado é de luta e de conquista. Estou muito feliz neste momento. Que na próxima eleição sejamos maioria”, analisou Gina Costa. “Estou emociaonda. Estamos juntos e mostrado que as mulheres podem e devem ocupar o espaço de poder e de decisão. Tentaram nos desestabilizar, mas fomos fortes. Hoje é mostra de que somos unidas. Cida, parabéns pela sua garra. Estamos do seu lado “, comentou Damires Rinarlly.
Em sua fala, tomada pela emoção, Cida Toledo discorreu sobre o momento ímpar na história da Câmara.”Aceito com muito orgulho este momento. Dedico esta vitória a todas as mulheres que passaram por esta Casa. Vamos fazer um mandato de respeito e diálogo. Estou sendo pratagonista desta história. È uma vitória dos 13 vereadores”, reverberou Cida. “Fizemos a escolha certa”, analisou Samuel Carlos.







