324 anos: Berço de Minas, Itaverava celebra sua história e sua cultura

17
324 anos: Berço de Minas, Itaverava celebra sua história e sua cultura/Reprodução

A simpática e acolhedora Itaverava comemora hoje 324 anos de fundação e 55 anos de emancipação política. Ciclo do Ouro, Bandeiras, Estrada Real emolduram a cultura itaveravense, terra de notáveis homens e mulheres como Marília de Dirceu, Mestre Ataíde que deixaram registrados seus nomes na história de Minas. Itaverava respira cultura e seus casarões e sua arquitetura são os retratos vivos da memória do Brasil. Itaverava é berco de Minas.

Rodeada por belíssimas montanhas, a cidade possui muitas cachoeiras e misteriosas cavernas, como também possui um valioso patrimônio histórico tombado pelo IPHAN o  recém restaurado Casarão do Padre Taborda. Com escadas e pinturas internas originais, a construção marca o período colonial mineiro.
A Matriz de Santo Antônio também define bem a época do ouro no Brasil. Com seu altar revestido em ouro e pinturas do mestre Athayde em seu teto, é outra grande atração da cidade.

Programação

Hoje é feriado em Itaverava e prefeitura preparou uma extensa programação cujo momento mais marcante será o abraço simbólico no casarão padre Taborda, símbolo da rica cultura local.

Entre às 12 às 18 horas haverá rua de lazer, com brinquedos, trenzinho da alegria, pipoca e algodão doce na praça da rodoviária.

8:00 horas: Caminhada cultural, saindo da Escola Estadual Conselheiro Antão.

8h30: Apresentação teatral no Sobrado do Padre Taborda seguido de abraço cultural.
9:00 horas: Apresentação cívica no coreto da praça José da Costa Carvalho, com premiação do concurso de poesia da escola estadual Conselheiro Antão.
10:00 horas:: Apresentação de concurso de poesia com premiação na escola estadual Noemi Nogueira.
18:00 horas: Missa comemorativa pelos 324 anos de Itaverava, na igreja matriz de Santo Antônio, com homenagens da Câmara de Vereadores.

324 anos: Berço de Minas, Itaverava celebra sua história e sua cultura/Reprodução