Já está liberada a consulta do abono salarial do PIS/Pasep. A consulta pode ser feita online ou também pelos telefones de atendimento
O aplicativo Caixa Tem é a forma como os brasileiros podem consultar vários serviços, entre eles o abono salarial do PIS/Pasep. Por meio dele, é feita a consulta do valor do abono para os trabalhadores nascidos entre os meses de janeiro a junho.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a liberação da consulta vai ser gradativa para não sobrecarregar a plataforma. Assim, todos os beneficiários precisam ficar atentos às atualizações para conferir qualquer nova liberação de consulta do abono salarial do PIS/Pasep.
Abono do PIS/Pasep
A prioridade de pagamento é para os brasileiros que vivem nas regiões mais afetadas pelas chuvas no final do ano passado e agora no começo de 2022, como é o caso das populações da Bahia e de Minas Gerais.
Outra forma de consulta é também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou pelo número 158. Todos os pagamentos são feitos pela Caixa. A previsão é de liberar o abono do PIS no dia 8 de fevereiro para os trabalhadores da iniciativa privada. Já o PASEP, para os servidores públicos, deve ser pago no dia 15.
Ao todo, 22 milhões de trabalhadores recebem o PIS, e 1 milhão tem direito ao PASEP. A Caixa vai pagar ao todo R$ 21,82 bilhões. Tem direito ao abono salarial quem tem pelo menos cinco anos de inscrição no PIS/Pasep.
Outra exigência é ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base e ter recebido no máximo dois salários mínimos no ano de referência.. É necessário também estar com todos os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
Para conferir o valor a receber, o trabalhador pode entrar em contato pelo 158 ou acessar a Carteira de Trabalho Digital. Para quem recebe o Pasep, a consulta pode ser feita pelo Banco do Brasil ou pelos telefones 4004-0001, para quem vive nas capitais, e 0800 729 0001, para quem está nas cidades do interior.
O calendário de pagamentos segue a sequência do mês de nascimento, para quem é da iniciativa privada. Já para os servidores públicos, o critério é pelo número final da inscrição.
FONTE EDITAL CONCURSOS