Depois de unificar a maior parte dos serviços do Governo Federal na plataforma Gov.br, mais um passo foi dado rumo à evolução digital em benefício da população brasileira. Nesta quinta-feira (31)m foi lançado o novo aplicativo do Cadastro Único.
Com novas opções, a ferramenta traz novidades, como o autocadastramento (mas ainda é preciso ir presencialmente a um posto), mapa georreferenciado com os pontos de atendimento mais próximos aos cidadãos, extrato dos benefícios, notificações e atendimento 24h por meio da assistente virtual.
Como baixar o aplicativo
O Cadastro Único está disponível nos sistemas Android e iOS. O Governo Federal já conta com um banco de dados com mais de 80 milhões de pessoas, ou seja, as adaptações vieram para agilizar a vida dos brasileiros, possibilitando o acesso a 28 benefícios e iniciativas, como o Auxílio Brasil, Auxílio Gás, Enem, Tarifa Social de energia elétrica, Casa Verde Amarela, entre muitos outros.
Agora, o novo aplicativo irá cruzar os dados de mais de 36 bilhões de registros, tendo as informações sendo computadas rapidamente de acordo com cada solicitação.
Otimização do tempo
Assim, se algum documento estiver pendente ou houver alguma outra problemática, o sistema já demonstrará a situação na hora. Com tudo certo, os processos serão agilizados, ou seja, é uma forma de otimizar o tempo.
“Com a aposta na digitalização de serviços via Gov.br estamos colocando na palma da mão dos brasileiros soluções digitais que tornam mais simples e rápido o acesso da população a diversas políticas públicas”, disse o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mario Paes de Andrade.
A modernização do Cadastro Único facilita o acesso dos cidadãos aos serviços sociais. O autocadastramento reduz o tempo de espera nas unidades de atendimento, já que a pessoa chega ao local com a necessidade de apenas completar e confirmar seus dados.
O cadastramento presencial continua da mesma forma. O aplicativo é mais uma facilidade para o cidadão ter acesso ao sistema. O Ministério da Cidadania vai ampliar a conectividade dos Postos do Cadastro Único em mais de 700 municípios.
Via: Agência Brasil