30 de abril de 2024 12:27

Sete anos após tragédia de Mariana, Samarco á autorizada a ampliar mineração

A mineradora Samarco foi autorizada a ampliar a atividade no Complexo Minerário Germano, entre as cidades de Mariana e Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais. Trata-se do mesmo local em que funcionava a barragem de Fundão, que se rompeu em 2015 e provocou a morte de 19 pessoas. 

Segundo a mineradora, “o pedido foi feito para atender o atual momento da empresa, que opera com 26% de sua capacidade produtiva, e não para a retomada total das atividades”. A Samarco foi autorizada pelo Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) a atuar em 35 hectares de vegetação nativa da Mata Atlântica, dos quais 11 estão em Área de Preservação Permanente (APP).

A autorização foi confirmada em março, e segundo a Samarco, “as compensações florestais pela supressão dessa área estão sendo devidamente realizadas, conforme a legislação, com a preservação de 128 hectares, que representa mais de três vezes a área suprimida”. 

A mineradora ressaltou ainda que a medida faz parte de um processo de ampliação, e não uma nova licença. As atividades foram retomadas pela empresa em dezembro de 2020, “com novas tecnologias e um sistema de disposição de rejeitos a seco”. A capacidade de operação, que ainda não é completa, vai avançar de forma gradual, com planejamento de atingir os 100% em 2029, segundo informado em nota.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), e aguarda posicionamento sobre o processo. (iTATIAIA)

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade