As profissões do presente e do futuro estão cada vez mais relacionadas ao universo digital e o Brasil precisa correr para acompanhar as mudanças. A nova era digital transformou a economia e por consequência o mercado de trabalho. Novas profissões surgiram e aquelas já existentes passaram por reformulações e aperfeiçoamento. E aí veio a pandemia do novo coronavírus, acelerando ainda mais a evolução digital nas empresas.
Se antes essa mudança já era sentida ano a ano, com a pandemia a procura por profissionais em tecnologia cresceu exponencialmente. Mesmo com uma alta taxa de desemprego no Brasil, 11,8%, no segundo semestre, a área de tecnologia segue crescendo e contratando. De acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), houve um aumento de 63% nas vagas de TI em relação ao ano passado.
As regiões Sul e Sudeste ainda concentram a maior quantidade de vagas no setor. Entre elas aparecem São Paulo com o maior número, seguido por Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. São vagas em posições que vão desde cargos iniciais até postos de gerência ou liderança – em áreas como ciência de dados, computação, marketing digital e outras. Por isso, listamos 5 profissões digitais em alta no país.
Profissões digitais em alta no Brasil
Analista de Marketing Digital
Esse profissional é o maior responsável pela venda de serviços/produtos e consolidação das marcas no universo digital. A profissão se tornou uma das mais procuradas nos últimos anos e a tendência é que cresça ainda mais no futuro.
A atuação deste profissional tem como objetivo atrair novos clientes, negócios, criar relacionamentos e desenvolver a identidade da marca, sempre aproveitando os canais e ferramentas online.
O profissional precisa ser capaz de executar estratégias de SEO, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo. Para se sobressair no mercado, o analista deve se aperfeiçoar também em outras áreas como vendas internas (inside sales), design, análise de dados ou outras. Quanto mais conhecimento, melhor!
Desenvolvedor de Software
O desenvolvedor de software é uma profissão relativamente recente, mas cujo mercado cresceu muito nos últimos anos. Em geral, são profissionais formados em sistemas de informação, ciência da computação e afins, mas há também muitos profissionais autodidatas ou formados em cursos livres.
Este profissional é indispensável para as empresas de tecnologia. Ele é responsável pela criação, desenvolvimento e otimização de softwares para dispositivos eletrônicos. É uma carreira que necessita de habilidades em linguagem de programação, lógica e desenvolvimento de algoritmos.
Analista de B.I.
O analista de Business Intelligence (BI) trabalha com análise de dados tanto os coletados pela empresa quanto os da concorrência. Ele transforma números em estratégias a serem adotadas para reduzir custos e otimizar processos. Além de trazer insights de tendência de mercado.
É uma profissão que requer o conhecimento de ferramentas e software de BI. Além disso, é necessário saber se comunicar, analisar os recursos internos e propor soluções informadas para os problemas.
Designer de U.I. / U.X.
O nome designer de user interface ou interface do usuário já diz muito sobre a profissão. Especialista em criar um design centrado no usuário, o profissional é capaz de oferecer uma boa experiência de navegação (quando falamos de um produto online).
Você pode nem pensar a respeito, mas certamente já abandonou muitos sites em poucos segundos por causa de uma experiência ruim. A experiência do usuário é essencial para fidelizar clientes e ganhar pontos nas avaliações digitais, e o próprio Google valoriza sites otimizados em seu ranqueamento (SEO).
Inside Sales
O profissional de inside sales – ou vendas internas – trabalha na área de vendas das empresas, utilizando meios como e-mail, redes sociais e videoconferências para fechar negócios a partir do próprio escritório (ou em home-office, nos tempos atuais).
Um bom especialista em inside sales é capaz de prospectar, abordar, qualificar oportunidades e fechar vendas. Além do perfil pessoal comunicativo e proativo, é preciso dominar as técnicas de abordagem e qualificação de oportunidades para performar. É uma profissão em alta!
FONTE ILHA DO SILICIO