Em um vídeo postado nas redes sociais, o Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos, Valdiney Alves, fez duras críticas a administração municipal e convocou a categoria para uma paralisação e operação tartaruga a partir de amanhã em Lafaiete (17).
A greve foi deflagrada no dia em assembleia mas no dia 10, porém o sindicato fez uma suspensão do movimento para iniciar tratativas com a prefeitura em torno das reivindicações.
Ontem (15), Valdiney informou que as demandas não foram atendidas, com apenas a retirada do projeto de reajuste do vale-alimentação. “Nós não fomos intransigentes, fomos ao diálogo e nosso movimento é legítimo, ao contrário do que a prefeitura vem nos imputando. Não tem mais conversa e o diálogo se dará durante a greve. Desde o início deste ano estamos tentando uma conversa mais infelizmente sem avanço e 3 reuniões foram desmarcadas com o sindicato pelo prefeito”, assinalou o sindicalista que comunicará a decisão a administração municipal.
Demandas
A decisão tomada pela categoria se baseia em diversas reivindicações ainda não atendidas pela administração municipal como o aumento do vale alimentação, implantação do plano de cargos e salários em todas secretais e instalação do ponto eletrônico. Outra demanda é a implementação do piso salaria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agente de Combate à Endemias (ACE) que foi fixado em R$ 2.424,00 a partir da data estabelecida pela Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.
Outra pauta é a implantação do piso nacional do magistério da educação básica que em 2022 passou à quantia de R$ 3.845,63 aumento de 33,24% em relação ao praticado em 2020.