Desde o sul do Brasil até o nordeste, cidades que preservam as tradições e arquitetura dos imigrantes europeus
Embora o câmbio esteja favorável, nem sempre é possível curtir férias no continente europeu. Além disso, com a chegada do inverno no Hemisfério Sul, a vontade que dá é partir para uma das cidades brasileiras para se sentir na Europa. Quer ver quais são?
O Brasil, sem dúvidas, tem uma imensa diversidade cultural, o que se reflete no nosso turismo. A influência de imigrantes de várias partes do mundo ajudou a criar cenários que mais parecem pertencer a outros países, com construções diferentes, comidas típicas e mesmo temperaturas mais baixas que a média brasileira.
Por isso, apresentamos algumas cidades brasileiras que oferecem uma experiência europeia única. São destinos encantadores, repletos de charme e com uma atmosfera que transporta os visitantes para o continente europeu.
8 cidades brasileiras para se sentir na Europa
Penedo (AL)
Apesar de fundada por portugueses no século XVI, Penedo, em Alagoas, também sofreu influências holandesas devido à invasão de 1637. O conjunto histórico e paisagístico do município, com edifícios e igrejas dos séculos 17 e 18, é patrimônio do Iphan desde 1996. Chama atenção a Igreja de Nossa Senhora da Corrente, com azulejos portugueses.
Penedo (RJ): a Pequena Finlândia no interior do Rio de Janeiro
Assim como o distrito alagoense de mesmo nome, a Penedo do Rio de Janeiro também é uma das cidades brasileiras para se sentir na Europa. Distrito da cidade de Itatiaia, é uma colônia de finlandeses, que se estabeleceram ali a partir de 1927.
Com o clima ameno de serra, muita natureza, traduções e costumes trazidos por seus fundadores, Penedo tem atrações o ano todo para toda a família. Por exemplo, a Casa do Papai Noel, que fica aberta o ano todo para visitação. Ainda, pratos da culinária finlandesa, além de muitos chocolates e sorvetes artesanais.
Gramado (RS), é uma das mais famosas cidades brasileiras para se sentir na Europa
Localizada na Serra Gaúcha, Gramado é, sem dúvidas, um pedacinho da Europa no Brasil. A cidade encanta seus visitantes com suas ruas floridas, arquitetura europeia, jardins bem cuidados e clima ameno. A forte influência alemã e italiana pode ser vista em cada detalhe, desde os chalés alpinos até as delícias gastronômicas presentes nos restaurantes locais.
Nova Petrópolis (RS)
Próxima a Gramado, temos Nova Petrópolis, conhecida como a “pequena Alemanha” no Brasil. Sua fundação por imigrantes alemães deu-se em 1858. Desde então, a cidade preserva as tradições e cultura germânica, sobretudo nas construções, festas típicas e gastronomia.
Só para exemplificar, temos prédios típicos da arquitetura enxaimel, que remete às casas tradicionais da Alemanha. Além disso, suas atrações incluem o Labirinto Verde, jardim com cerca de 3.000 metros quadrados formado por ciprestes, e o Parque Aldeia do Imigrante, que conta a história da colonização alemã na região.
Domingos Martins (ES)
Já nas montanhas do Espírito Santo, Domingos Martins é mais uma das charmosas cidades brasileiras para se sentir na Europa. Também de colonização alemã, viu os imigrantes chegarem para sua fundação em 1847 por imigrantes alemães.
Da mesma forma que as “parentes” do sul, a cidade encanta com suas construções em estilo enxaimel, jardins floridos e festas típicas. A Rua de Lazer, por exemplo, é fechada para veículos e repleta de restaurantes, cafés, lojas de artesanato e eventos culturais.
Blumenau (SC): festivo exemplar das cidades brasileiras para se sentir na Europa
Como deixar Blumenau, em Santa Catarina, de fora? Famosa por sediar a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest, se transforma em um verdadeiro cenário germânico. Há, por exemplo, desfiles, música, danças típicas e muita cerveja. Porém, Blumenau também encanta com a arquitetura de inspiração alemã, belos parques e rica gastronomia.
Canela (RS)
Canela, assim como Gramado, é um destino encantador na Serra Gaúcha. A cidade oferece belas paisagens naturais, como a Cascata e o Parque Estadual do Caracol. Canela também é conhecida por seus parques temáticos, como o Parque do Pinheiro Grosso e o Alpen Park.
Treze Tílias (SC)
Por fim, Treze Tílias, localizada em Santa Catarina, é uma cidade que preserva a cultura e as tradições austríacas. Fundada por imigrantes austríacos em 1933, preserva sua arquitetura típica, jardins bem cuidados e festas tradicionais, como a Tirolerfest. Ao passear por Treze Tílias, é possível se sentir direto nas paisagens e costumes da Áustria.
FONTE ROTA DE VIAGEM