Há um segundo turno para as eleições de deputado federal em Lafaiete (MG). Apesar da frustração geral por não ter eleito nenhum representante a Câmara Federal e a Assembleia de Minas ainda há uma chance da cidade ter um deputado no Congresso Nacional. Com uma votação expressiva quase 59.818 mil, Glaycon Franco (PV) conquistou em Lafaiete 29.125 votos, o que representa 42,29%.
A votação o colocou na 11ª posição na Federação Fé Brasil” (PT, PCdoB e PV) e Glaycon é o primeiro suplente. 12.880 votos o separaram do 10º colocado a deputada federal Ana Pimentel (PT) com 72.698. Mas as chances do lafaietense chegar ao Congresso alimenta ainda sua esperança como também de toda a região.
Sejam vejamos. Em uma eventual vitória de Lula em segundo turno, Minas Gerais dever ocupar cargos importantes no primeiro escalão do Governo. Segundo fontes, os deputados federais eleitos, Patrus Ananias e Reginaldo Lopes podem ser convidados a assumir ministérios em Brasília abrindo a vaga para Glaycon Franco.
Claro que a possibilidade é grande e real, mas ainda depende do resultado das eleições presidenciais que ocorrem em 30 de outubro. Até lá, Lafaiete e região vão conviver sem um representante eleito, amargando um retrospectivo negativo das urnas.
Mas quem sabe, depois de mais de 41 anos, um lafaietense, de forte tradição política, pode chegar a ocupar uma das 513 cadeiras no Câmara deputados? O último representante foi João Nogueira que deixou o cargo em 1981 após 7 mandatos consecutivos.
Renovação
O índice de renovação na Câmara dos Deputados na eleição de 2022 é de 39,38%, segundo cálculo da Secretaria-Geral da Mesa (SGM). Trata-se de uma queda em relação à renovação recorde de 47,37%, registrada em 2018. O índice de renovação corresponde aos 202 deputados novos, que nunca exerceram mandato de deputado federal e Glaycon Franco pode aumentar esta lista.