Quer investir em uma franquia que projete retorno mais ágil? Veja as dicas e algumas opções de marcas que estimam payback médio de 12 meses
Uma das preocupações de quem busca por uma franquia é o retorno do investimento feito no negócio. As franqueadoras não podem prometer um retorno com data cravada para o empreendedor, pois isso varia de acordo com a localização, sazonalidades e, você sabe, até uma pandemia. Mas é possível fazer algumas simulações que ajudarão a entender como o dinheiro vai voltar para o bolso do franqueado – e quando o negócio vai passar a gerar lucro.
Geralmente, as redes trabalham com uma previsão de retorno do investimento, baseada no comportamento de outras unidades que já têm um tempo relevante de funcionamento. A dica é conversar com outros franqueados da rede e entender se esse prazo realmente se cumpre. Por lei, a franqueadora é obrigada a entregar uma relação com os contatos de todos os franqueados atuais e os que saíram da rede nos últimos 24 meses.
Especialistas recomendam que o payback esteja dentro do prazo de contrato da franquia. A lei não especifica um prazo médio de duração desse acordo, mas é de praxe que tenha em torno de cinco anos – ou seja, o retorno precisa ocorrer em menos de 60 meses para que o franqueado tenha lucro real com o negócio.
A advogada Melitha Novoa Prado, sócia do Novoa Prado Advogados, orienta que o empreendedor não leve em conta apenas o prazo para retorno para investir no negócio. Também é importante fazer uma pesquisa prévia sobre a situação da marca no mercado e as perspectivas da rede.
“A franquia é um investimento e todo investimento tem parâmetros de retorno e riscos envolvidos. Exemplificando melhor: Não existem investimentos com lucro imediato. Todo negócio possui seu tempo de maturação e todo investidor deve estar consciente que franquia não significa ilusão e muito menos milagre. É necessário muita pesquisa, investigação, trabalho, energia, dedicação e resiliência para se alcançar o sucesso desejado”, afirma a especialista.
PEGN separou 9 redes que prometem o retorno do investimento em torno de 12 meses. Confira:
1. Franquia CleanNew
Rede de higienização e conservação de estofados com atuação no formato home-based, ou seja, o profissional especializado vai até o cliente com uma mala de equipamentos para realizar os serviços de higienização e blindagem de sofás, colchões e poltronas, entre outros itens da casa. Os serviços também podem ser realizados em veículos como carros, barcos e aeronaves.
- Quantas unidades tem: 50 (40 no Brasil e dez no exterior)
- Fundação da marca / Início da franquia: 2014/2016
- Investimento inicial: a partir de R$ 59,9 mil (incluso taxa de franquia)
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses
2. Franquia CotaFácil
Fundada em Umuarama, interior do Paraná, em 2015, a CotaFácil é uma rede de franquias de soluções financeiras e foi idealizada com o intuito de atender as necessidades e o bolso de pessoas que queiram se tornar donas do seu próprio negócio. Atualmente conta com 278 unidades em operação espalhadas pelo país. A empresa atua no ramo de seguros, consórcios, empréstimos e financiamentos
- Quantas unidades tem: 278
- Fundação da marca / Início da franquia: 2015/2016
- Investimento inicial total: a partir R$14.997 para o modelo home-based (inclui taxa de franquia)
- Prazo estimado para o retorno: de 6 a 12 meses
Franquia home-based?
3. Franquia CredFácil
Criada em 2004 pelo empreendedor André Oliveira, atua no ramo de serviços financeiros e seguros com a missão de oferecer soluções financeiras. Atualmente o grupo possui mais de 1 mil unidades em operação espalhadas por todos os estados do Brasil.
- Quantas unidades tem: 1.020
- Fundação da marca / Início da franquia: 2004/2008
- Investimento inicial: a partir de R$ 19.997 para modelo home-based (inclui taxa de franquia)
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 8 meses.
4. Franquia Emagrecentro
Fundada em 1986, a marca entrou para o franchising em 1994. A rede trabalha com o Método 4 fases, criado pelo empreendedor Edson Ramuth. Atualmente, conta com 330 operações no Brasil, e quatro internacionais com a bandeira Best Shape.
- Quantas unidades tem: 330 no Brasil, três nos Estados Unidos e uma na Espanha
- Fundação da marca / Início da franquia: 1986/1994
- Investimento inicial: a partir de R$ 121,5 mil (inclui capital de instalação e taxa de franquia)
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses
5. Franquia Folks Pub
Fundada em Londrina (PR) em junho de 2014, a rede une um ambiente rústico e intimista à energia dos pubs britânicos e à atmosfera das baladas brasileiras. Parte do grupo Folks Franquias, a rede entrou para o franchising em 2019 e atualmente tem 11 unidades inauguradas em cinco estados.
- Quantas unidades tem: 11
- Fundação da marca / Início da franquia: 2014/2019
- Investimento inicial: de R$ 700 mil a R$ 1,2 milhão (inclui taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)
- Prazo de retorno do investimento: a partir de 8 meses
6. Franquia Help Multas
Rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH. Atualmente são 47 unidades em operação.
- Quantas unidades tem: 47
- Fundação da marca / Início da franquia: 2016/2018
- Investimento inicial: a partir de R$ 92,9 mil (inclui taxa de franquia)
- Prazo de retorno do investimento: de 6 a 12 meses
7. Franquia Mr. Fit
Fast-food de alimentação saudável, com mais de 500 unidades pelo país. A rede oferece refeições, sanduíches e outras iguarias, como estrogonofe de biomassa de banana e sucos funcionais, além de um cardápio low carb. No modelo home office, o franqueado pode vender refeições congeladas sem sair de casa com a ajuda de aplicativos de entrega.
- Quantas unidades tem: 520
- Fundação da marca / Início da franquia: 2013/2013
- Investimento inicial: R$ 4.520 para o modelo home-based (inclui taxa de franquia)
- Prazo de retorno do investimento: de 4 a 12 meses
8. Franquia SPA Express
De origem paraibana, a microfranquia home-based de saúde, beleza e bem-estar em domicílio foi criada em 2011 pela jovem empreendedora Luciana Piquet e passou a se expandir pelo franchising em 2014. Em 2022, a rede faturou R$ 8,3 milhões. A previsão é alcançar R$ 10 milhões em 2023.
- Quantas unidades tem: 54, sendo uma própria
- Fundação da marca / Início da franquia: 2011/2014
- Investimento inicial total: a partir de R$ 46.255 (inclui taxa de franquia, capital de giro, equipamentos/materiais, marketing de inauguração e treinamento de implantação)
- Prazo estimado para o retorno: entre 10 e 14 meses
9. Franquia Yes! Cosmetics
A marca atua no segmento da beleza, com itens de perfumaria, cuidados corporais e faciais, maquiagens e acessórios, além da linha assinada por Sabrina Sato. Em 2016, a Yes! Cosmetics entrou no franchising e já tem mais de 100 unidades franqueadas em todo o Brasil.
- Quantas unidades tem: 130
- Fundação da marca / Início da franquia: 2000/2016
- Investimento inicial total: a partir de R$ 70 mil para o modelo cápsula (inclui taxa de franquia)
- Prazo estimado para o retorno: entre 10 e 15 meses
FONTE REVISTA PEGN