Extração de ferro é responsável por ‘inflar’ indicador de riqueza de município com pouco mais de 5,5 mil habitantes
Em 2021, a cidade com o maior PIB per capita do Brasil foi Catas Altas, em Minas Gerais, com valor estimado de R$ 920.833,97. A informação foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira.
Com 5.473 moradores e densidade demográfica de 22,80 habitante por quilômetro quadrado, Catas Altas fica aos pés da Serra do Caraça e integra o Circuito do Ouro ao longo da Estrada Real.
A cidade está a 120km de Belo Horizonte e, assim como diversas outras cidades mineiras, tem sua origem ligada à mineração do século XVIII. O nome “Catas Altas” tem relação com as profundas escavações que se faziam nos altos dos morros.
A atividade econômica que infla o PIB catas-altense é a extração de minério de ferro. A palavra “catas” significa garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração.
A mineração é o que impulsiona também os PIB per capita de Canaã dos Carajás (PA), segunda no ranking, e de outras três localidades mineiras, São Gonçalo do Rio Abaixo (3º), Itatiaiuçu (4º) e Conceição (6º).
Calculado através da divisão entre a riqueza total da cidade dividida pelo número de habitantes, o Produto Interno Bruto (PIB) de um município é uma ferramenta que permite analisar crescimentos e defasagens no desenvolvimento das cidades. Ou seja, por meio dele é possível mapear novos investimentos para a melhoria do quadro econômico do local.
PIB Nacional
Onze municípios responderam por quase 25% do PIB nacional: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Manaus (AM), Curitiba (PR), Osasco (SP), Maricá (RJ), Porto Alegre (RS), Guarulhos (SP) e Fortaleza (CE).
FONTE O GLOBO