Não invasivo, teste que coleta saliva é capaz de diagnosticar a doença em até quatro semanas através da análise de microRNA
Um novo teste de swab que coleta saliva para diagnosticar endometriose está sendo disponibilizado em clínicas particulares no Reino Unido a partir desse mês. O teste foi criado para oferecer um diagnóstico mais rápido para mulheres que sofrem da condição crônica dolorosa que pode causar infertilidade. Através dos exames que existiam até então, a endometriose levava, em média, oito anos para ser diagnosticada.
Já o novo teste de swab é não invasivo – a coleta é feita através do contato de um cotonete com a parte interna da boca – e leva apenas quatro semanas para produzir um resultado. Essa agilidade vai permitir que o tratamento seja administrado precocemente e reduzir as chances de infertilidade. O teste foi desenvolvido usando microRNA, a mesma tecnologia empregada na fabricação de vacinas contra a Covid.
A endometriose faz com que células semelhantes ao revestimento do útero cresçam em outras partes do corpo, muitas vezes causando dor intensa. O teste de swab estará disponível em clínicas particulares no Reino Unido por £ 1 mil, cerca de R$6200. Há esperanças, porém, de que o teste seja lançado no sistema de saúde do país em breve. Ainda não há previsão de chegada do teste ao Brasil.
FONTE REVISTA CRESCER