Juruaia, no Sul do Estado, tem mais de 200 indústrias de lingerie e produz cerca de 20 milhões de peças
Acredite: existe o dia da lingerie e ele é comemorado nesta sexta-feira (28/7). A data surgiu como brincadeira na internet, mas nos últimos anos foi usada pelas mulheres para movimentar as redes sociais com a hashtag #lingerieday, reivindicando direitos e quebrando padrões do mundo da moda.
No Sul de Minas, em Juruaia, a data é mais que especial. A pequena cidade, com 11.084 mil habitantes, é considerada a capital da lingerie. O município abriga mais de 200 indústrias de lingerie e produz cerca de 20 milhões de peças íntimas.
Por lá, o visitante encontra uma atração turística inusitada: um sutiã gigante no meio da praça principal, em frente a uma igreja histórica. A peça, inaugurada em 2015, tem 16 metros de comprimento e cinco metros de altura, sendo 20 vezes maior que uma peça tradicional.
Para fazer a peça, 24 pessoas estiveram envolvidas no trabalho, durante quatro semanas. Foram 90 metros de microfibra, rendão e cetim, além de 40 metros de TNT e 25 metros de espuma.
O sutiã gigante foi homologado pelo RankBrasil, entidade brasileira que checa recordes. Símbolo da cidade, ele ganha sempre uma nova roupagem, temática. Já recebeu intervenções artísticas de artistas urbanos, ficou verde e amarelo para a Copa e, claro, também ganhou tons de rosa no mês de outubro, de conscientização sobre o câncer de mama.
FONTE O TEMPO