16 de julho de 2024 09:37

Caixas de sabão em pó de marca famosa que foram apreendidas em MG eram falsificadas, aponta laudo

A análise laboratorial feita pela Unilever, empresa responsável pela marca Omo, confirmou que as caixas de sabão em pó apreendidas em um supermercado de Campo Belo, na região Centro Oeste de Minas, tinham produtos falsificados. Em janeiro deste ano, o Procon-MG recolheu 62 caixas da marca Omo que estavam à venda no Hiper ABC. A apreensão ocorreu após uma denúncia recebida pelo Procon Regional.

“Se tratava de uma falsificação quase perfeita, até mesmo os fiscais do Procon-MG ficaram na dúvida sobre a autenticidade do sabão em pó”, afirma o promotor de Justiça Carlos Eduardo Avanzini. Os laudos da análise foram apresentados no dia 9 de maio.

Segundo o Procon-MG, eles constataram a falsificação em seis lotes do produto. Na ocasião, os fiscais detectaram a fraude ao verificar o uso de cola quente para fechar a embalagem. No entanto, segundo o órgão, a adulteração era imperceptível para o consumidor.

“Por envolver uma grande rede de supermercado, com abrangência em todo Estado de Minas Gerais, foi instaurado o procedimento investigatório criminal para apurar as responsabilidades penais das pessoas responsáveis”, acrescentou o promotor.

De acordo com o Procon, após a operação feita em janeiro, os fiscais fizeram vistorias em todos os supermercados da cidade. Conforme o órgão, nenhum indício de adulteração foi encontrado.

Cuidados

A Unilever destaca que existem sinais que podem ajudar o consumidor a identificar casos suspeitos de falsificação de produtos, como:

  • A qualidade do fechamento do cartucho;
  • A cor, brilho e impressão: as embalagens produzidas em fábrica passam por controles que garantem o recebimento dos materiais conforme um padrão definido, portanto não é esperado uma variação significativa entre as embalagens;
  • A codificação primária (data de fabricação, validade e lote): produções em fábrica são feitas através de gravação a laser de forma destacada;
  • Cor, textura, perfume e performance do produto: padrão conforme o usual em comparação ao que consumidor está acostumado a usar;
  • O consumidor pode relatar os casos suspeitos para análise e orientação entrando em contato com nosso SAC pelo site www.unilever.com.br/contact ou no telefone 0800-707-9977.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade