Aconteceu no Ouro Branco Esporte Clube-OBEC, entre os dias 22 à 26 de julho, a 7 edição da Colônia de Férias Batatinha. O evento deste ano atendeu mais de 350 crianças do município de Ouro Branco, da área urbana e rural, que foram selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento Social do município.
A organização do evento ofereceu aos coloninhos, crianças de 05 a 11 anos, uma semana de muita diversão, com brincadeiras, atividades esportivas, recreação monitorada, oficina de culinária, pintura em gesso, pintura facial, atividades aquáticas, dança e artes marciais.
Foi oferecida gratuitamente para as crianças uma alimentação completa e balanceada com café da manhã, almoço, sobremesa, lanche da tarde e guloseimas. Tudo preparado por uma equipe qualificada e um cardápio pensando por nutricionista especializado nas necessidades diárias de nossas crianças.
Composta por uma equipe multidisciplinar, com mais de 70 profissionais envolvidos, dentre eles, monitores, supervisores, coordenadores, educadores físicos, estagiários, pedagogos, enfermeira, psicóloga, assistente social e advogado, o evento foi considerado por todos que participaram com uma das melhores colônias de férias já realizadas pelo OBEC.
Tudo foi pensado e organizado para que as crianças fossem recebidas com muito carinho em um ambiente seguro e acolhedor. Foi oferecido transporte para os coloninhos dos bairros São Francisco, Bandeirantes, Metalúrgico, Jardim Panorama, Alto Chalé, Campo Novo, Bairro das Flores, Luzia Augusta e Nova Serrana, bem como, para os coloninhos que moram na área rural, nas comunidades de Cristais, Olaria, Campo Grande, João Gote, Calado, Castiliano, Campestre e Carreiras.
Com o início das férias escolares, muitas crianças em situação de risco e de vulnerabilidade enfrentam um desafio adicional: a incerteza sobre a próxima refeição. Para muitos, a merenda escolar não é apenas uma fonte de nutrição, mas também a garantia de uma alimentação digna.
Repleta de atividades educativas e recreativas como jogos, esportes e brincadeiras, a colônia de férias, além de garantir alimentação saudável e balanceada durante as férias escolares, não apenas alimentou o corpo, mas também nutriu a mente e o espírito das crianças, fortalecendo sua resiliência e o senso de comunidade.
Para o Presidente do OBEC Flavinho, a Colônia de Férias “ajuda não apenas na garantia da alimentação das crianças, mas também apoio e segurança para que os pais possam trabalhar durante este período, pois muitos não têm com quem deixar os filhos”.
Foi uma semana mágica que ficará marcada para sempre na vida dos coloninhos, dos monitores e toda a equipe de trabalho, sendo que muitos não conseguiram segurar as lágrimas com as cartinhas e abraços apertados que foram dados pelos colinhos em toda a equipe.
A Guarda Municipal garantiu a segurança das crianças no embarque e desembarque na porta do OBEC e a Secretaria de Saúde realizou a oficina de saúde bucal.
A 7ª Colônia de Férias Batatinha foi realizada pelo OBEC graças ao apoio financeiro viabilizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O evento mal acabou e o OBEC já planeja a Colônia de Férias do próximo ano.