Número de municípios com apenas uma pessoa concorrendo à prefeitura quase triplicou em relação às eleições municipais de 2020, segundo dados do TRE-MG
O número de cidades brasileiras que terão apenas um candidato para o cargo de prefeito dobrou nas eleições municipais de 2024. De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios (CNM), 107 municípios estavam nessa situação em 2020, número que subiu para 214 no pleito deste ano.
Minas Gerais está em segundo lugar no ranking de estados com maior número de candidaturas únicas. Conforme o estudo da CNM, o estado tem 41 cidades que apresentam esse cenário, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que soma 43 municípios que terão apenas um candidato à prefeitura.
Porém, conforme levantamento do Estado de Minas a partir de dados do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), o estado possui 48 municípios (veja lista abaixo) em que apenas um candidato vai concorrer ao cargo de prefeito, o que o coloca na liderança. Considerando esse número, o crescimento de candidaturas únicas em Minas é de quase três vezes em relação às eleições municipais de 2020, quando 17 cidades apresentaram esse cenário.
Quantidade de candidatos por município brasileiro
FONTE ESTADO DE MINAS