Belo Vale recebe o “Aulão Solidário de Redação” para o Enem, na próxima segunda (09/09)

Aulão Solidário é desenvolvido pelo professor e jornalista Éverlan Stutz, mestrando em Turismo e Patrimônio Cultural pela UFOP

Premiado pelo Governo de Minas na categoria Educação, o projeto “Aulão Solidário de Redação” para o Enem será realizado nesta segunda, 09 de setembro, na cidade de Belo Vale. A iniciativa será ministrada para os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual “Dr. Gama Cerqueira”. Para o diretor Romeu Matias Pinto, trata-se de uma iniciativa relevante e complementar para as atividades desenvolvidas pelo quadro de professores da instituição. 

“Essa atividade visa consolidar novas habilidades e irá contribuir para preparar nossos alunos para a prova da redação do Enem. Agradeço ao professor Éverlan, à Editora Martins e à Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale (APHAA-BV) pela ação proposta que será muito bem acolhida pela escola”, relata Romeu. 

Estudantes contribuem com 1 kg de alimento não perecível

O projeto representa, na prática, a quinta competência exigida na redação do Enem, na qual o candidato deve elaborar uma proposta de intervenção para o tema que deve ser tratado como um problema social. A contrapartida dos estudantes é de 1 kg de alimento não perecível. A entidade que receberá as doações será Associação do Patrimônio Histórico, Artístico e Ambiental de Belo Vale que, desenvolve projetos socioculturais e ambientais há 39 anos, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); CRAS-BV e Prefeitura Municipal. Os alimentos arrecadados serão repassados para a Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário de Belo Vale.

Foto: Tarcísio Martins. Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Belo Vale receberá as doações de alimentos, que serão utilizados para compor o almoço das guardas dos congados convidadas, que participarão da Festa de Nossa Senhora do Rosário, em outubro.

De acordo com o jornalista e pesquisador da história de Belo Vale Tarcísio Martins, a realização do projeto na cidade tem como finalidades ampliar as possibilidades de conhecimentos para a comunidade escolar, além de garantir que os estudantes obtenham bons resultados no Enem deste ano. 

Trabalhos em parceria e senso de cooperação

“Como um dos organizadores desta ação educativa em Belo Vale, sinto-me gratificado por proporcionar essa oportunidade aos estudantes. Conheci o premiado professor e jornalista Éverlan Stutz há anos, em um evento na Fazenda Boa Esperança. Desde então, trocamos experiências em projetos educacionais e culturais. O momento da parceria chegou. Quem ganha são os alunos do município que contarão com mais uma oportunidade de aprendizagem”, argumenta Tarcísio. 

Segundo o professor e jornalista Éverlan Stutz, projetos educacionais necessitam da parceria de instituições públicas e privadas. – “Não faço nada sozinho. Fico mais motivado quando são estabelecidas ações educativas centradas no senso de cooperação. Só posso agradecer ao Tarcísio Martins pela oportunidade de compartilhar técnicas de redação para os estudantes de Belo Vale, cidade repleta de bens culturais registrados e tombados, que ocupa a 19ª posição em ICMS Cultural no Estado de Minas Gerais”; enfatiza Éverlan.  

SERVIÇO:  

Aulão Solidário de Redação para o Enem em Belo Vale  
Local: Escola Estadual “Dr. Gama Cerqueira”  
Endereço: Rua Tupiniquins, 365, Vila Carijós, Belo Vale 
Data: 09 de setembro, segunda-feira  
Horário: 9 h 

Escolas e outras instituições interessadas em agendar o projeto podem entrar em contato pelo e-mail: everlanpoesia@gmail.com

  • Realização: Érvelan Stutz
  • Parceiros: Escola Estadual “Dr. Gama Cerqueira” / APHAA-BV / Editora MARTINS
  • Texto: Jornalista Éverlan Stutz e Tarcísio Martins

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade