A Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL) participou da III Feira de Ciências e Tecnologias da Escola Estadual Monsenhor Horta, abordando o tema “Cidades Inteligentes – os Objetivos do Milênio”. Realizado em 4 de outubro, o evento reuniu instituições de ensino e alunos do ensino médio técnico que trouxeram uma diversidade de projetos inovadores, destacando soluções sustentáveis e tecnológicas para questões urbanas e ambientais.
Entre os projetos apresentados, destacaram-se iniciativas voltadas para a sustentabilidade, como Técnicas Construtivas Econômicas e Sustentáveis e o projeto de Reaproveitamento da Água de Chuva e Energia Solar Transformada em Energia Elétrica, ambos focados em construir um futuro mais verde e eficiente. Na área de tecnologia aplicada, o projeto Monitoramento e Gestão do Trânsito propôs uma solução integrada para sistemas de logística, enquanto a equipe de Automação Inteligente trouxe uma visão moderna da robótica industrial.
Outras iniciativas exploraram áreas essenciais como o Empreendedorismo na Prática: Empresa Simulada, onde os estudantes puderam experimentar a criação e a gestão de negócios, e o projeto Saúde em Movimento, que destacou a importância da alimentação e dos exercícios físicos para uma vida saudável.
A inovação e o conhecimento científico continuaram como foco central nos projetos Óleo Renovável: Rumo ao Futuro Limpo e Centro de Reciclagem, que reforçaram o compromisso dos estudantes com a sustentabilidade. Temas como a física e a matemática, também foram explorados em projetos como Pêndulo de Newton, Jornada pelo Mundo da Matemática, e Modelos Atômicos, tornando o evento uma verdadeira celebração do aprendizado em múltiplas disciplinas.
O Presidente da ACLCL, Acadêmico Moises Mota, participou da abertura e visitou os projetos, reconhecendo o entusiasmo e a visão dos alunos. Ele destacou, em seu discurso, o papel transformador do estudo, incentivando os jovens a seguirem dedicados à construção de um futuro inteligente e sustentável. Moises também mencionou exemplos de figuras locais que alcançaram sucesso por meio do conhecimento e da perseverança como Carolina de Assis Barros, funcionária de carreira do Banco Central do Brasil, que, por seus méritos, chegou ao cargo de Diretora do BC, sendo uma das poucas mulheres a ocupar essa posição e é considerada uma autoridade do sistema financeiro nacional, e o Prof. Dr. Alisson Thiago de Assis Campos, atualmente na Alemanha, desenvolvendo pesquisas como bolsista da fundação Alexander Von Humboldt no programa “German Chancellor Fellowship for Prospective Leaders” – sendo pesquisador visitante na Bonn Universität (2023) Freie Universität Berlin (2023-2024). Esses são apenas dois exemplos de Lafaietenses com biografias de sucesso iniciadas pela educação.
A ACLCL reforça seu compromisso com a valorização do saber em Conselheiro Lafayette, agradecendo ao Diretor Paulo Roberto Batista e à Professora Patrícia Batista pelo convite e pela organização do evento, que fortalece a conexão entre conhecimento e transformação social.
FONTE ACLCL